quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Aula de Português 1º ano A

Bom dia pessoal. Tudo bem?
Aqui é a professora Isabella. Devido as mudanças, estarei ministrando também a disciplina de íngua Portuguesa. Darei sequência no conteúdo e espero faremos um bom trabalho. Observando algumas coisas que foram trabalhadas até aqui, vi que já pesquisaram sobre a Arte Barroca e assistiram também um vídeo sobre o assunto.
Hoje faremos uma outra atividade, para isso, COPIEM E RESPONDAM as questões em seu caderno.


ATIVIDADE

1- O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto.

2- O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?

  1. a (  ) Classicismo.
  1. b (   ) Modernismo.
  1. c (   ) Renascimento.
  1. d (   ) Romantismo.

3- O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:

  1. a (   ) Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
  1. b (   ) A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
  1. c (   ) A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
  1. d (   ) A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.