OLÁ MENINOS! BOM DIA!
JÁ
ESTAMOS EM UMA NOVA SEMANA DE TRABALHO!
NÃO
SE ESQUEÇA QUE SUA SAÚDE E DE SUA FAMÍLIA MERECE CUIDADO! FAÇA SUA PARTE!
VAMOS
CORRIGIR AS ATIVIDADES?
1 Qual o objetivo de Platão quando citava em seus discursos mitos e alegorias?
R- Para tornar mais concretas suas exposições e preparar o terreno para a exposição mais abstrata de suas ideias.
2- De acordo com o texto estudado por você, de que maneira Platão descreve a Alegoria da caverna?
R- Pessoas estão acorrentadas desde a infância em um a caverna, de modo a enxergar apenas a parede do fundo, na qual são projetadas sombras, que elas pensam ser a realidade. Trata se entretanto de sombras de marionetes empunhadas por pessoas atrás de um muro que esconde uma fogueira. Se um dos indivíduos conseguisse se soltar das correntes para contemplar a luz do dia os verdadeiros objetos, ao regressar a caverna seus antigos companheiros o tomariam por louco e não acreditariam em suas palavras.
3- A da caverna representa as etapas da educação de um filósofo ao sair do mundo das aparências. E essa análise pode ser feita a partir de dois pontos de vista. Quais são eles?
R- O POLÍTICO E O EPISTEMOLÓGICO.
4- Quais as quatro formas de realidades podem ser vistas a partir da análise da “caverna”?
R- As sombras, as marionetes, o interior da caverna e o sol.
5- De acordo com o texto diferencie mundo sensível de mundo inteligível:
O primeiro é percebido pelos sentidos, é o local das multiplicidades, co movimento. É ilusório, pura sombra do verdadeiro mundo. Já o segundo é alcançado pela dialética ascendente, que fará a alma elevar se das coisas múltiplas e mutáveis às ideias unas e imutáveis.As ideias gerais são hierarquizadas, e no topo delas está a ideia do bem, a mais elevada em perfeição e a mais geral de todas_ na alegoria corresponde a metáfora do sol. Os seres em geral não existem se não enquanto participam do bem. E o bem supremo é também a suprema beleza: o Deus de Platão.