quarta-feira, 1 de abril de 2020

Ed. Fisica, Professor Fabio Venâncio.


Colégio Estadual Hermógenes Coelho
Professor: Fabio Venâncio de Oliveira
Disciplina: Ed. Física                                    Série: 8 A
Aulas não presenciais
Olá queridos jovens alunos!
Espero que tenham gostado de estudar o conteúdo praticas corporais, e que também tenham apreendido a arte com outras formas de se conhecer suas diferentes formas e práticas, inclusive as corporais.
Para hoje, teremos duas atividades e para que tenhamos sucesso é muito importante o seu compromisso e sua dedicação nos conteúdos propostos por nos.

1ª ATIVIDADE:
Ler e interpretar este conteúdo que por hora estou lhe propondo como material de estudo.

  Técnicas básicas de danças no Brasil e no mundo.

Quando uma pessoa dança bem, ou seja, com fluidez, gingado e naturalidade, é bem comum ouvirmos: ela nasceu com o dom de dançar. Poucos são os que tem consciência que um dom pode ser traduzido em técnica, que por sua vez pode ser estudada, ensinada e aprendida.
Você já viu uma pessoa fazer algo bem-feito, sem técnica?
Eu nunca vi e por isso afirmo que é preciso técnica para dançar bem.
Mas o que é técnica?
Técnica é um conjunto de saberes organizados e de ordem prática que possibilita a obtenção do resultado almejado da melhor forma. Quem tem técnica, tem jeito. E quem tem jeito faz bem feito, sem precisar fazer força e nem sofrer.
Em síntese a técnica serve para dar segurança e facilitar a obtenção de um bom resultado.
No decorrer dos 13 anos de atuação como professor de dança de salão, eu aprendi e desenvolvi um método didático de ensinar dança de salão com base em 3 técnicas fundamentais para dançar bem, são elas:
·         Técnica Individual;
·         Técnica do Movimento;
·         Técnica da Inter-relação.
Eu comprovei cada uma delas inúmeras vezes, aplicando inicialmente em mim mesmo e depois compartilhando com os meus alunos. Os resultados são realmente muito bons. Confira o depoimento de um dos meus alunos:

“Através da metodologia do professor Maycon Santos, disponibilizada através de vídeo-aulas,
já pude comprovar que é totalmente possível aprender a dançar. Eu recomendo muito, façam, vocês vão aprender”
Para facilitar a compreensão, eu explicarei um pouco sobre cada uma das 3 técnicas:
Técnica Individual
Esta técnica colabora para desenvolver o conhecimento e habilidade do mecanismo corporal que permite a execução dos movimentos, ou seja, ter maior consciência corporal. Segue abaixo alguns exemplos:
·         Saber reconhecer as apoiadoras dos pés no chão para identificar qual a maneira mais apropriada de apoiá-los para obter maior equilíbrio;
·         Reconhecer as tensões articulares para saber relaxar e dançar com mais facilidade e naturalidade;
·         Desenvolver simetria das passadas para facilitar a harmonização dos movimentos do casal;
·         Reconhecer a transferência do peso do corpo durante a execução dos movimentos para evitar desencontros;
·         Reconhecer o encaixe do quadril para facilitar o eixo de equilíbrio e também evitar sobrecarga na lombar;
·         Reconhecimento dos pontos de conexão do abraço que facilitam a comunicação do casal;
·         Enfim, reconhecimento dos diversos aspectos necessários para uma boa postura corporal.

Técnica do movimento
É por meio desta técnica que a pessoa conquista o conhecimento e habilidade que lhe permite saber executar os movimentos característicos de cada uma das danças de salão sozinha, independentemente da condução do par. Quero dizer que ao desenvolver a técnica do movimento cada pessoa sabe fazer seu passo.
Você pode imaginar a seguinte situação: se você souber bem a sua parte do passo, você não dificulta a dança para o seu par, pelo contrário, tem até condições de ajudá-lo.
Técnica de inter-relação
Esta técnica é a responsável pela necessária adaptação ao dançar abraçado com outra pessoa. É ela quem permite que as pessoas dancem de maneira flexível e leve, sabendo improvisar com naturalidade, devido a capacidade de adaptação.
Você já deve ter ouvido que na vida é preciso ter “jogo de cintura”, e eu afirmo que para dançar bem a dois também, e a técnica de inter-relação é justamente isso.
É muito importante lembrar que dançar nos salões de bailes, requer muita adaptação, pois as pessoas dançam com quem estão abraçadas e com os outros que estão dançando em sua volta.
Para dançar com o outro é preciso atenção para ajustar tamanho e velocidade dos movimentos, assim como o abraço, além de cuidar para não bater nos outros casais que se movimentam dinamicamente ao compartilhar o mesmo espaço na pista.

Agora que você já sabe quais são as 3 técnicas para dançar bem os diversos ritmos da dança de salão, também disponibilizamos uma vídeo-aula gratuita para você experimentar meu método de ensino na prática.



2ª ATIVIDADE: Tecnicas basicas de danças no brasil e no mundo.
1)    Seguindo o seu estudo desenvolvido pela leitura do texto defina quais são as três técnicas mais importantes estudadas por você neste conteúdo? E quais são suas reais importância no mundo da arte.
2)    Quais são as diferenças entre técnicas e inter-relação? Qualifique por favor essas relações.
TÍTULO DA ATIVIDADE: “Técnicas básicas de danças no Brasil no mundo.”
DATA: 31/03/2020
RECURSO: livro didático de artes para os alunos que tiver este livro, ou mesmo pelo conteúdo por mim informado nos conteúdos acima, e demais possibilidades possível por você alcançada.
Bons estudos.

"Vencer não é nada se não se teve muito trabalho, fracassar não é nada se não se fez o melhor possível."

Nadia Boulanger