segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

7º ano B CIÊNCIAS PROF. VALMIR XAVIER

 Olá meninos, bom dia!! 
Sei que a grande maioria da turma já me conhece. Sou o professor Valmir Xavier e iremos juntos trabalhar o conteúdo de CIÊNCIAS no decorrer desse ano. Espero poder contribuir o suficiente para o desenvolvimento de cada um de vocês. Me coloco desde já a disposição para qualquer dúvida. 

Obs. Gostaria que todos já tivessem separado o caderno de CIÊNCIAS, e que todos os conteúdos estivessem transcritos na sequencia exata das postagens das aulas; ao voltarmos presencial, e espero que isso não demore muito, estarei avaliando o caderno assim como a organização do mesmo para as notas de vocês.

Para iniciarmos então nosso trabalho, copiem no caderno os textos abaixo na ordem em que estão postados; próxima aula faremos atividades sobre o mesmo. Ao terminar faça uma leitura minuciosa do texto.

MÁQUINAS

  Máquinas simples, trabalho e energia

Em nosso dia-a-dia, vivemos cercados de máquinas. É muito comum nos depararmos com máquinas de todos os tipos, desde as mais simples até as mais complexas.

Usamos um abridor para abrir latas, cortamos papel com uma tesoura, penduramos quadros em pregos fixados na parede pelos martelos e seguramos as crianças pequenas em carrinhos de bebê.

Somos cada vez mais dependentes de máquinas cada vez mais complexas, como os carros ônibus e os trens que utilizamos para ir a escola, ao local de trabalho etc.

Maquinas simples

Sabemos que as máquinas variam das mais simples as mais complexas. Máquinas complexas são aquelas que utilizam dispositivos eletrônicos em sua composição, como os circuitos integrados. Um exemplo de máquina complexa são os computadores. Automóveis utilizam também recursos eletrônicos e elétricos, mas seu funcionamento se baseia principalmente em peças se deslocando: puxando, empurrando, girando etc.; enfim, são peças se movendo. Esse tipo de funcionamento, portanto, é do domínio da mecânica.

Toda máquina tem uma ou várias funções. Iremos iniciar o estudo de algumas maquinas que facilitam a atividade humana simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com menor esforço físico. Por exemplo, quando pregamos um prego na parede com um martelo, fazemos um esforço muito menor do que o necessário para pregá-lo usando apenas as mãos, o que certamente nem conseguiríamos.