Olá meninos e meninas do 7º "A" sejam bem vindos!
Aqui é a professora Laura Beatriz.
Esse ano serei a professora de Ciências de vocês e espero que tenhamos ótimos momentos de aprendizado virtual. E para isso preciso que vocês tenham muito compromisso e responsabilidade com atividades propostas à vocês. Estou sempre à disposição se precisarem de mim ou em caso de alguma dúvida, ok?
Então para início de estudos vamos falar sobre Máquinas. É para vocês copiarem o texto abaixo como já é de costume com a data correta, que iremos utilizá-lo na próxima aula já.
Máquinas simples, trabalho e energia
Em nosso dia-a-dia, vivemos cercados de máquinas. É muito comum nos depararmos com máquinas de todos os tipos, desde as mais simples até as mais complexas.
Usamos um abridor para abrir latas, cortamos papel com uma tesoura, penduramos quadros em pregos fixados na parede pelos martelos e seguramos as crianças pequenas em carrinhos de bebê.
Somos cada vez mais dependentes de máquinas cada vez mais complexas, como os carros ônibus e os trens que utilizamos para ir a escola, ao local de trabalho etc.
Maquinas simples
Sabemos que as máquinas variam das mais simples as mais complexas. Máquinas complexas são aquelas que utilizam dispositivos eletrônicos em sua composição, como os circuitos integrados. Um exemplo de máquina complexa são os computadores.Automóveis utilizam também recursos eletrônicos e elétricos, mas seu funcionamento se baseia principalmente em peças se deslocando: puxando, empurrando, girando etc.; enfim, são peças se movendo. Esse tipo de funcionamento, portanto, é do domínio da mecânica.
Toda máquina tem uma ou várias funções. Iremos iniciar o estudo de algumas maquinas que facilitam a atividade humana simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com menor esforço físico. Por exemplo, quando pregamos um prego na parede com um martelo, fazemos um esforço muito menor do que o necessário para pregá-lo usando apenas as mãos, o que certamente nem conseguiríamos.