OLÁ MENINOS!!! BOM DIA PRA VOCÊS!! COMO É BOM CELEBRAR A VIDA NÃO É MESMO!!? ENTÃO, É ISSO QUE FAZEMOS A CADA AMANHECER.
VAMOS TRABALHAR, VIVER E SERMOS FELIZES!
Hoje iremos apenas corrigir as atividades que vocês já fizeram na semana passada...
a) Você se identifica com a imagem acima? (pessoal)
b) O que a imagem quer dizer sobre a identidade brasileira? Aqui as respostas podem ser variadas e pessoais, mas espero que vocês tenham percebido que “nascer no Brasil”, “viver no Brasil” ou “Se identificar com a cultura brasileira”.)
c) O que é identidade para você?
d) O que é “ser brasileiro”? É “nascer no Brasil”, “viver no Brasil”
1. O que
é identidade para você? (Espero que vocês tenham respondido que identidade é
aquilo que identifica uma pessoa, um povo ou um local.) O que é “ser
brasileiro”? (Aqui as respostas podem ser variadas e pessoais, mas espero que as respostas como “nascer no Brasil”, “viver no Brasil” ou “Se identificar com a
cultura brasileira”.) Você se identifica com a imagem do meme? (Aqui é esperado
que a maioria dos alunos não indígenas digam que não se identificam.) O que a
imagem quer dizer sobre a identidade brasileira? (Espera-se que os alunos
tragam a questão de os indígenas ter sido os primeiros habitantes do nosso
território, mas que hoje estão marginalizados.) O
que é Estado? (Aqui espera-se que o aluno responda que é um país, uma região e
que alguns já compreendam Estado num conceito mais amplo, como instituição
pública, mas não todos os alunos.) O que você entende por nação? (Aqui espera-se
que o aluno também siga a linha de raciocínio que relaciona com a ideia de
país. Pode haver alunos que já compreendam o conceito de nação como um conjunto
de características que identificam um povo.)
2-
a) ( V ) Contribuiu ainda para a existência da identidade nacional o fato de a língua portuguesa ser comum a todo o território, apesar de suas particularidades regionais.
b) ( V ) Durante o Primeiro Reinado e o Período Regencial, não houve grandes avanços na construção da identidade nacional a não ser a formação de forças repressivas militares para garantir a ordem latifundiária e escravocrata em todo o território nacional.
c) (V ) A cultura da violência estatal permeou desde o início a formação da identidade nacional.
d) (F ) No âmbito da Literatura, o surgimento do Romantismo atrapalhou e vulgarizou bastante a construção dessa identidade
3. Letra
D - Os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos,
povo que aqui foi escravizado.
4.
Resposta pessoal, mas, com base no texto espero que vocês tenham percebido que o carnaval, festival de origem
pagã, e tão comemorado no Brasil, é também visto na tradição europeia, como é o
caso do Festival de Veneza. Hoje nós consumimos pratos típicos indígenas, além
de incorporarmos em nosso vocabulário palavras oriundas da família linguística
tupi-guarani. A tapioca é um alimento feito de mandioca e sua origem é
tupi-guarani. Os africanos trouxeram para o Brasil as suas práticas religiosas
expressas hoje, principalmente, pelo candomblé e pela umbanda, que mistura
elementos do candomblé com o espiritismo kardecista. Também trouxeram pratos
típicos de suas regiões.
5.
Alternativa correta:
a)
Tapioca. A tapioca é um alimento feito
de mandioca e sua origem é tupi-guarani.
( PRA VOCÊ ENTENDER MELHOR) Nas
alternativas, todos os elementos possuem aspectos da cultura africana:
b) Capoeira: considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira, ela foi criada no século XVII pelos escravos da etnia banto.
c)
Umbanda: religião afro-brasileira que surgiu nos subúrbios do Rio de Janeiro em
1908.
d)
Candomblé: religião monoteísta africana que cultua os orixás, entidades que
representam a energia e a força da natureza.
6. LETRA
A -A literatura de cordel é um exemplo de elemento cultural genuinamente
brasileiro.
7. A
atividade tem como objetivo desenvolver seu pensamento investigativo e
reflexivo possibilitando em vocês a condição de sujeito ativo
durante o processo de aprendizagem. (Quero muito ler os textos que vocês escreveram ok. vou aguardar)