quarta-feira, 11 de novembro de 2020

HISTÓRIA 8º ANO A PROF. VALMIR XAVIER

 OLÁ MENINOS!!! BOM DIA PRA VOCÊS!! COMO É BOM CELEBRAR A VIDA NÃO É MESMO!!? ENTÃO, É ISSO QUE FAZEMOS A CADA AMANHECER. 

VAMOS TRABALHAR, VIVER E SERMOS FELIZES! 

Hoje iremos apenas corrigir as atividades que vocês já fizeram na semana passada...

   a)   Você se identifica com a imagem acima?  (pessoal)

b)   O que a imagem quer dizer sobre a identidade brasileira? Aqui as respostas podem ser variadas e pessoais, mas espero que vocês tenham percebido que “nascer no Brasil”, “viver no Brasil” ou “Se identificar com a cultura brasileira”.)

c)    O que é identidade para você?   (pessoal)

d)   O que é “ser brasileiro”? É “nascer no Brasil”, “viver no Brasil”

1. O que é identidade para você? (Espero que vocês tenham respondido que identidade é aquilo que identifica uma pessoa, um povo ou um local.) O que é “ser brasileiro”? (Aqui as respostas podem ser variadas e pessoais, mas espero que as respostas como “nascer no Brasil”, “viver no Brasil” ou “Se identificar com a cultura brasileira”.) Você se identifica com a imagem do meme? (Aqui é esperado que a maioria dos alunos não indígenas digam que não se identificam.) O que a imagem quer dizer sobre a identidade brasileira? (Espera-se que os alunos tragam a questão de os indígenas ter sido os primeiros habitantes do nosso território, mas que hoje estão marginalizados.) O que é Estado? (Aqui espera-se que o aluno responda que é um país, uma região e que alguns já compreendam Estado num conceito mais amplo, como instituição pública, mas não todos os alunos.) O que você entende por nação? (Aqui espera-se que o aluno também siga a linha de raciocínio que relaciona com a ideia de país. Pode haver alunos que já compreendam o conceito de nação como um conjunto de características que identificam um povo.)

 2-

a) ( V ) Contribuiu ainda para a existência da identidade nacional o fato de a língua portuguesa ser comum a todo o território, apesar de suas particularidades regionais.

b) ( ) Durante o Primeiro Reinado e o Período Regencial, não houve grandes avanços na construção da identidade nacional a não ser a formação de forças repressivas militares para garantir a ordem latifundiária e escravocrata em todo o território nacional.

c) ( ) A cultura da violência estatal permeou desde o início a formação da identidade nacional.

d) (F  ) No âmbito da Literatura, o surgimento do Romantismo atrapalhou e vulgarizou bastante a construção dessa identidade

3. Letra D - Os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado.

 

4. Resposta pessoal, mas, com base no texto espero que vocês tenham percebido que o carnaval, festival de origem pagã, e tão comemorado no Brasil, é também visto na tradição europeia, como é o caso do Festival de Veneza. Hoje nós consumimos pratos típicos indígenas, além de incorporarmos em nosso vocabulário palavras oriundas da família linguística tupi-guarani. A tapioca é um alimento feito de mandioca e sua origem é tupi-guarani. Os africanos trouxeram para o Brasil as suas práticas religiosas expressas hoje, principalmente, pelo candomblé e pela umbanda, que mistura elementos do candomblé com o espiritismo kardecista. Também trouxeram pratos típicos de suas regiões.

 

5. Alternativa correta:

a) Tapioca.  A tapioca é um alimento feito de mandioca e sua origem é tupi-guarani.

( PRA VOCÊ ENTENDER MELHOR) Nas alternativas, todos os elementos possuem aspectos da cultura africana:

b) Capoeira: considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira, ela foi criada no século XVII pelos escravos da etnia banto.

c) Umbanda: religião afro-brasileira que surgiu nos subúrbios do Rio de Janeiro em 1908.

d) Candomblé: religião monoteísta africana que cultua os orixás, entidades que representam a energia e a força da natureza.

 

6. LETRA A -A literatura de cordel é um exemplo de elemento cultural genuinamente brasileiro.

 

7. A atividade tem como objetivo desenvolver seu pensamento investigativo e reflexivo possibilitando em vocês  a condição de sujeito ativo durante o processo de aprendizagem. (Quero muito ler os textos que vocês escreveram ok. vou aguardar)