Data
:11/1012020
Olá meninos (as)!
Hoje faremos a atividade em dois momentos.
1º MOMENTO :Correção da atividade anterior
2º MOMENTO : "ATIVIDADE AVALIATIVA", portanto é para ser feita no PORTFÓLIO E ME ENVIAR FOTOS
Correção de
atividades.
a) Você se identifica com a
imagem acima? (pessoal)
b) O que a imagem quer dizer sobre
a identidade brasileira? Aqui as respostas podem
ser variadas e pessoais, mas espero que vocês tenham percebido que “nascer no
Brasil”, “viver no Brasil” ou “Se identificar com a cultura brasileira”.)
c) O que é identidade para
você? (pessoal)
d) O que é “ser
brasileiro”? É “nascer no Brasil”, “viver no Brasil”
1. O que é identidade para
você? (Espero que vocês tenham respondido que identidade é aquilo que
identifica uma pessoa, um povo ou um local.) O que é “ser brasileiro”? (Aqui as
respostas podem ser variadas e pessoais, mas espero que as respostas como
“nascer no Brasil”, “viver no Brasil” ou “Se identificar com a cultura
brasileira”.) Você se identifica com a imagem do meme? (Aqui é esperado que a
maioria dos alunos não indígenas digam que não se identificam.) O que a imagem
quer dizer sobre a identidade brasileira? (Espera-se que os alunos tragam a
questão de os indígenas ter sido os primeiros habitantes do nosso território,
mas que hoje estão marginalizados.) O que é Estado? (Aqui espera-se que o
aluno responda que é um país, uma região e que alguns já compreendam Estado num
conceito mais amplo, como instituição pública, mas não todos os alunos.) O que
você entende por nação? (Aqui espera-se que o aluno também siga a linha de
raciocínio que relaciona com a ideia de país. Pode haver alunos que já
compreendam o conceito de nação como um conjunto de características que
identificam um povo.)
2-
a) ( V )
Contribuiu ainda para a existência da identidade nacional o fato de a língua
portuguesa ser comum a todo o território, apesar de suas particularidades
regionais.
b) ( V )
Durante o Primeiro Reinado e o Período Regencial, não houve grandes avanços na
construção da identidade nacional a não ser a formação de forças repressivas
militares para garantir a ordem latifundiária e escravocrata em todo o
território nacional.
c) (V ) A
cultura da violência estatal permeou desde o início a formação da identidade
nacional.
d) (F ) No
âmbito da Literatura, o surgimento do Romantismo atrapalhou e vulgarizou
bastante a construção dessa identidade
3. Letra D - Os nativos
brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui
foi escravizado.
Atividade
Avaliativa no Portfólio
Leia o texto no seu livro didático da pagina 244 e 245 ,copiem e respondam as questões .
1-As melhorias
urbanas beneficiavam toda população?
2- O que promoveu o
crescimento da economia capitalista no século XIX?
3- Fale sobre cada
uma dessas práticas:
a-
Carter:
b-
Truste
c-
Holding