Disciplina:
Arte 7ª ano B
Data, 29 -10
-2020
Professora:
Sirlene
Olá tudo
bem?
Na aula de hoje vamos falar sobre as artes brasileiras como: Texto só pra leitura, não copiar.
Jogos danças brincadeiras e danças coletivas
etc.
Jogos e brincadeiras
são atividades lúdicas que cumprem a importante função de desenvolver diversas
habilidades: motoras, sociais, emocionais, etc.
O ato de jogar ou de brincar faz com que as pessoas que
participam exercitem sua criatividade e a imaginação para a resolução das
tarefas propostas.
1. Amarelinha
Material utilizado: pedras ou giz (para desenhar a
amarelinha no chão) e uma pedra para atirar nas casas.
Número de participantes: livre.
Objetivo:
Executar o percurso da amarelinha com precisão.
A amarelinha é
uma brincadeira infantil tradicional que consiste em um circuito que liga a
terra ao céu, através de casas numeradas.
A regra principal é que em linhas simples, compostas por uma
casa, apenas um dos pés deve tocar o chão. Em linhas duplas, compostas por duas
casas numeradas, os pés devem tocar o chão simultaneamente, cada um em uma
casa.
Há também o lançamento de uma pedra, que deve cair dentro de
uma das casas numeradas. A casa com a pedra não pode ser pisada e ela deve ser
recuperada pelo jogador em sua passagem. Também é proibido pisar em qualquer
uma das linhas.
2. Piques
Material utilizado:
Espaço amplo que permita correr.
Apenas no "pique-bandeira", será necessária a utilização de algum
objeto que represente a bandeira a ser capturada pelas equipes.
Número de participantes: 4 ou mais.
Objetivo:
"Colar" ou não se deixar "colar".
Os chamados piques ou de pega
pega, são variações de diversas
brincadeiras que possuem como eixo a corrida.
Cada jogo de pique possui objetivo e métodos próprios,
alguns exemplos são:
Pique-pega: Um
pegador corre tentando pegar algum dos participantes. O participante pego vira
o novo pegador ou é eliminado da brincadeira.
Pique-cola: Um
time de pegadores corre para pegar ("colar") os participantes da
equipe adversária. Os participantes colados devem permanecer parados até que um
companheiro livre toque nele e o "descole". Quando todos os
participantes de uma equipe forem "colados", invertem-se os papéis.
Pique-corrente:
Dá-se início, com apenas um pegador. Conforme os participantes forem sendo
colados, dão as mãos ao pegador, formando uma corrente, tentando pegar novos
jogadores.
Pique-esconde: Os
participantes se escondem enquanto um participante abre uma contagem de frente
para a parede, de modo a não ver onde os outros se escondem. No final da
contagem, parte em busca dos participantes escondidos.
Pique-bandeira:
São divididas duas equipes e demarcada uma área de jogo, dívida ao meio entre
duas equipes. O objetivo de cada equipe é pegar a bandeira que está no campo
adversário e trazê-la para o seu campo sem ser "colada". Vence a
primeira equipe a realizar a tarefa.
Polícia e ladrão:
São divididas duas equipes, uma de pegadores (polícia) e outra de fugitivos
(ladrões). Objetivo da polícia é capturar os ladrões e levá-los a um lugar
definido previamente (cadeia). Por outro lado, o objetivo da equipe de ladrões
é resgatar seus membros presos, tocando-lhes na mão.
3. Cabra-cega ou
cobra-cega
Material utilizado: Uma venda para os olhos.
Número de participantes: 4 ou mais.
Objetivo: "Colar" ou não se deixar
"colar".
Atividade:
1 ) – Escrever
sobre o jogo ou a brincadeira da amarelinha traçando seu principal objetivo.
2 ) faça um desenho no seu caderno representando
amarelinha.
Conclusão da nossa
atividade: essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma
individual para que o aluno tenha uma fonte de pesquisa presente, e que nas próximas aulas possam entender melhor sobre
seus jogos ou brincadeiras em especial hoje a amarelinha.
Boa aula.