quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Disciplina: Arte 7 ª ano B Professora: Sirlene

 

 

Disciplina: Arte   ano 

Data, 29  -10  -2020

Professora: Sirlene

Olá tudo bem?


 Na aula de hoje vamos falar sobre as artes brasileiras como: Texto só pra leitura, não copiar.

  Jogos danças brincadeiras e danças coletivas etc.

Jogos e brincadeiras são atividades lúdicas que cumprem a importante função de desenvolver diversas habilidades: motoras, sociais, emocionais, etc.

O ato de jogar ou de brincar faz com que as pessoas que participam exercitem sua criatividade e a imaginação para a resolução das tarefas propostas.

1. Amarelinha

Material utilizado: pedras ou giz (para desenhar a amarelinha no chão) e uma pedra para atirar nas casas.

Número de participantes: livre.

Objetivo: Executar o percurso da amarelinha com precisão.

A amarelinha é uma brincadeira infantil tradicional que consiste em um circuito que liga a terra ao céu, através de casas numeradas.

A regra principal é que em linhas simples, compostas por uma casa, apenas um dos pés deve tocar o chão. Em linhas duplas, compostas por duas casas numeradas, os pés devem tocar o chão simultaneamente, cada um em uma casa.

Há também o lançamento de uma pedra, que deve cair dentro de uma das casas numeradas. A casa com a pedra não pode ser pisada e ela deve ser recuperada pelo jogador em sua passagem. Também é proibido pisar em qualquer uma das linhas.

2. Piques

Material utilizado: Espaço amplo que permita correr.
Apenas no "pique-bandeira", será necessária a utilização de algum objeto que represente a bandeira a ser capturada pelas equipes.

Número de participantes: 4 ou mais.

Objetivo: "Colar" ou não se deixar "colar".

Os chamados piques ou  de  pega  pega, são variações de diversas brincadeiras que possuem como eixo a corrida.

Cada jogo de pique possui objetivo e métodos próprios, alguns exemplos são:

Pique-pega: Um pegador corre tentando pegar algum dos participantes. O participante pego vira o novo pegador ou é eliminado da brincadeira.

Pique-cola: Um time de pegadores corre para pegar ("colar") os participantes da equipe adversária. Os participantes colados devem permanecer parados até que um companheiro livre toque nele e o "descole". Quando todos os participantes de uma equipe forem "colados", invertem-se os papéis.

Pique-corrente: Dá-se início, com apenas um pegador. Conforme os participantes forem sendo colados, dão as mãos ao pegador, formando uma corrente, tentando pegar novos jogadores.

Pique-esconde: Os participantes se escondem enquanto um participante abre uma contagem de frente para a parede, de modo a não ver onde os outros se escondem. No final da contagem, parte em busca dos participantes escondidos.

Pique-bandeira: São divididas duas equipes e demarcada uma área de jogo, dívida ao meio entre duas equipes. O objetivo de cada equipe é pegar a bandeira que está no campo adversário e trazê-la para o seu campo sem ser "colada". Vence a primeira equipe a realizar a tarefa.

Polícia e ladrão: São divididas duas equipes, uma de pegadores (polícia) e outra de fugitivos (ladrões). Objetivo da polícia é capturar os ladrões e levá-los a um lugar definido previamente (cadeia). Por outro lado, o objetivo da equipe de ladrões é resgatar seus membros presos, tocando-lhes na mão.

3. Cabra-cega ou cobra-cega

Material utilizado: Uma venda para os olhos.

Número de participantes: 4 ou mais.

Objetivo: "Colar" ou não se deixar "colar".

 

  

 

 

Atividade:

 

1 ) – Escrever sobre o jogo ou a brincadeira da amarelinha traçando seu principal objetivo.

2 ) faça um desenho no seu caderno representando amarelinha.

Conclusão da nossa atividade: essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual para que o aluno tenha uma fonte de pesquisa presente, e que nas  próximas aulas possam entender melhor sobre seus jogos ou brincadeiras em especial hoje a amarelinha.

Boa aula.