quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Disciplina: Arte 6 ª ano B Professora: Sirlene

 Disciplina: Arte 6 ª ano  B   

Data,  29  -10 - 2020

Professora: Sirlene

Olá tudo bem com vocês?  Hoje vamos falar sobre as artes.

As  artes plásticas, mais precisamente arte contemporânea.  Na aula de hoje vamos estudar sobre pratica    artística. Obs:  O texto será só pra leitura e entendimento. Registre somente a atividade no caderno.

 

Prática artística no contexto

Disciplina de Introdução à Prática Artística do Instituto de Artes Plásticas da Wikiversidade.


Apresentação:

Esta disciplina pertente tratar as questões mais básicas da prática artística no contexto das artes plásticas, mais precisamente arte contemporânea. Um curso de pintura, ou mesmo um bacharelado muito abrangente em artes plásticas, não forma um artista, e sim o ato da primeira exposição. Uma obra de arte só estará completa quando apresentada publicamente, assim uma pessoa que somente pinta quadros, para seu próprio desfrute, e não expõe, dificilmente poderá ser considerado um artista, na medida em que não está sujeito às responsabilidades típicas de um artista, e sua obra em nada contribui para a humanidade. A prática artística por tanto exige coragem, além de criatividade.


Justificativa:

Arte é uma palavra vulgarizada, usada em qualquer situação, e a designação artista é usada como adjetivo a qualquer pessoa que realize bem qualquer trabalho. Exemplo: "aquele mecânico é um artista". Frequentemente a palavra arte é associada também a "coisa errada", no Brasil dizem: "O menino fez arte" (fez coisa errada). Em Portugal da mesma forma, a palavra artista é frequentemente associada a uma pessoa disparatada: "tu insultaste o polícia... és um artista, pá...".

Num ambiente profissional de arte, ou acadêmico, é necessário preservar o rigor no significado das palavras. Vivemos num mundo saturado de desumanidade, violência e burocracia, as profissões mais solidamente ligadas ao capital, como a engenharia, o direito e a medicina desfrutam a solidez de um confortável aparato material, e elevada cotação socioeconômica. São profissões de poder, muito organizadas, e com ordem própria. Ninguém diz "você bateu o carro, é um engenheiro!". De forma inversa as profissões ligadas à cultura vivem muitas de improvisos, serviços não remunerados, instabilidade institucional e políticas governamentais feitas por pessoas que do assunto pouco entendem, principalmente em países subdesenvolvidos.

A precariedade da área artística (para não dizer cultural) costuma ser ainda pior do que a precariedade da área educacional, na maioria dos países. Neste contexto a prática artística, objeto deste curso, frequentemente é uma atividade mal compreendida, desvalorizada e tida como supérflua.

A prática artística está muito ligada ao exercício da atividade do artista num mercado de trabalho, assunto raramente tratado com objetividade em faculdades de arte.


Como funciona a disciplina:

O aluno deste curso deverá ler as lições e realizar as tarefas propostas. Algumas tarefas incluem visitar ateliês e exposições. Mesmo que você julgue que ja visitou muitos ateliês deverá cumprir as tarefas prescritas para ser considerado um aluno com aproveitamento, mesmo que implique em percorrer novamente espaços antes ja percorridos no passado. É preciso ter uma visão renovada e atualizada da prática artística.

 

Pré-requisitos:

Não há prê -requisito. Este curso é destinado a todos os interessados numa visão introdutória da prática artística, seja para iniciar atividades artísticas, ou mesmo lidar com artistas.


Objetivos:

O curso de Introdução a Prática Artística pretende que cada aluno experimente a prática artística, a visitar exposições, desenvolver um trabalho, um discurso e uma exposição.


Atuação profissional:

Uma pessoa capaz de levar a cabo uma prática artística, sob a ótica deste curso, é certamente um artista, e estará apto a desenvolver uma carreira neste ramo profissional com objetividade. Também poderá trabalhar no ramo da educação artística com uma visão mais alargada do fazer artístico, e consequentemente exigir mais de seus alunos. Outras importantes saídas profissionais são: organização de exposições, comércio de obras de arte e o trabalho com coleções de arte, sejam elas públicas ou privadas.


 

 

Atividade:

 

1  ) – Qual seria o objetivo da pratica artística?

 

Conclusão da nossa atividade: essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual para que  você tenha uma fonte de pesquisa presente, e que nas próximas aulas possa entender melhor suas práticas e artísticas.

 Boa aula.