Bom
dia, meninos(as)!!
Como
estão?
Professora Marivânia aqui!!
ATENÇÃO!!
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO E ENVIAR PELO WHATSAPP.
Nesta atividade, copie somente as atividades e respondam. Não precisa copiar o poema. Não se esqueçam de colocar a data, por favor!
Leia o poema a seguir, de Vinícius de Morais, e responda às questões.
Soneto
de separação
De
repente do riso fez-se o pranto
Silencioso
e branco como a bruma
E
das bocas unidas fez-se a espuma
E
das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De
repente da calma fez-se o vento
Que
dos olhos desfez a última chama
E
da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.
De
repente, não mais que de repente
Fez-se
de triste o que se fez amante
E
de sozinho o que se fez contente.
Fez-se
do amigo próximo o distante
Fez-se
da vida uma aventura errante
De
repente, não mais que de repente.
(Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1974. p. 226.)
1. O poema se intitula “Soneto de separação”. De que tipo de separação ele trata? Justifique sua resposta com elementos do texto.
2.
Todo o poema é construído a partir de uma oposição de ideias: de um lado,
descreve-se como era o relacionamento amoroso e a vida do eu lírico; de outro, descreve-se
como é a vida do eu lírico no presente, sozinho.
a)
Chama-se antítese a figura de linguagem que se constrói a partir da oposição de
ideias. Identifique no poema pelo menos dois pares de palavras ou expressões
que formem antíteses.
b) Em uma frase, resuma: Como era a vida do eu lírico antes da separação e como é no presente?
3. Releia a 1ª estrofe do poema. Você já aprendeu que aliteração é uma figura de linguagem construída a partir da repetição de um mesmo fonema consonantal. Na 1ª estrofe, há aliteração? Em caso positivo, exemplifique.
4.
O trecho “fez-se o pranto / Silencioso e branco como a bruma” apresenta uma
figura de linguagem.
a)
Qual é a figura existente na parte destacada?
b)
Lido sem a parte destacada, esse trecho se torna menos ou mais forte, concreto
e expressivo?
Bons estudos!!
Professora Marivânia Rocha!!🌼🍃