quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Aula de Língua Portuguesa 2° Ano A


Bom dia, meninos(as)!!

Como estão?

Professora Marivânia aqui!!

ATENÇÃO!!

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO E ENVIAR PELO WHATSAPP.

Copie todos os enunciados e as respostas corretas de cada questão. Não esqueçam de colocar a data da aula, por favor!

QUESTÃO 1 

 Leia:

MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.

Campanha publicitária de loja de eletroeletrônicos. Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.

 

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é:

A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

QUESTÃO 2 

Disponível em: G1.Globo. Acesso em: 26 jan. 2016.

Em todo feriado prolongado, o Governo Federal lança campanhas de conscientização em relação aos perigos nas rodovias. Um dos temas mais abordados é a combinação nada perfeita do álcool e direção. Analisando o anúncio em questão, é possível afirmar que:

A) o texto não verbal não faz referência ao feriado em questão.

B) a iniciativa tem o objetivo de causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas.

C) há exagero ao retratar um acidente, o que reduz a credibilidade da campanha.

D) o modo imperativo “Seja você” não é indicado para o resultado esperado, visto que não devemos influenciar os leitores em propagandas.

QUESTÃO 3

O slogan de uma marca é responsável por transmitir, em poucas palavras, todo o conceito da empresa. A Coca-Cola, marca de refrigerante reconhecida mundialmente, tem um marcante slogan “Viva o lado coca-cola da vida”. Esse slogan foi veiculado entre 2006 e 2009 e, hoje em dia, ainda é referenciado nos anúncios da empresa. Analisando as imagens apresentadas anteriormente e o slogan em questão, podemos afirmar que:

A) o slogan não procura representar um estado eufórico.

B) o slogan não manipula o consumidor.

C) o slogan efetua-se por um verbo no imperativo (viva), o qual supõe uma perspectiva futura para o sujeito efetivar essa vivência.

D) o verbo viver, no modo imperativo, não faz o consumidor se incluir na mensagem, o que prejudica o objetivo do anúncio: influenciar o leitor.

Bons estudos!!
Professora Marivânia Rocha!!🌼🍃