Bom
dia, meninos(as)!!
Como
estão?
Professora Marivânia aqui!!
ATENÇÃO!!
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO E ENVIAR PELO WHATSAPP.
Copie todos os enunciados e as respostas corretas de cada questão. Não esqueçam de colocar a data da aula, por favor!
QUESTÃO 1
MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É
MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.
Campanha publicitária
de loja de eletroeletrônicos. Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.
Ao circularem socialmente,
os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações
específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o
texto publicitário, seu objetivo básico é:
A) influenciar o
comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
B) definir regras de
comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
C) defender a importância do
conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
D) facilitar o uso de
equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente
desfavorecidas.
E) questionar o fato de o
homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
QUESTÃO 2
Disponível em: G1.Globo. Acesso em: 26 jan. 2016.
Em todo feriado prolongado, o Governo Federal lança campanhas de conscientização em relação aos perigos nas rodovias. Um dos temas mais abordados é a combinação nada perfeita do álcool e direção. Analisando o anúncio em questão, é possível afirmar que:
A) o texto não verbal não
faz referência ao feriado em questão.
B) a iniciativa tem o
objetivo de causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o
trânsito durante as festas.
C) há exagero ao retratar um
acidente, o que reduz a credibilidade da campanha.
D) o modo imperativo “Seja
você” não é indicado para o resultado esperado, visto que não devemos influenciar
os leitores em propagandas.
QUESTÃO 3
O slogan de uma marca é
responsável por transmitir, em poucas palavras, todo o conceito da empresa. A
Coca-Cola, marca de refrigerante reconhecida mundialmente, tem um marcante
slogan “Viva o lado coca-cola da vida”. Esse slogan foi veiculado entre 2006 e
2009 e, hoje em dia, ainda é referenciado nos anúncios da empresa. Analisando
as imagens apresentadas anteriormente e o slogan em questão, podemos afirmar
que:
A) o slogan não procura representar
um estado eufórico.
B) o slogan não manipula o
consumidor.
C) o slogan efetua-se por um
verbo no imperativo (viva), o qual supõe uma perspectiva futura para o sujeito
efetivar essa vivência.
D) o verbo viver, no modo
imperativo, não faz o consumidor se incluir na mensagem, o que prejudica o objetivo
do anúncio: influenciar o leitor.
Bons estudos!!
Professora Marivânia Rocha!!🌼🍃

