Olá, querido aluno!
Na
aula de hoje, faremos a correção da atividade de
quinta-feira (24/09). Faça alterações caso não tenha acertado. Lembre-se
que a correção faz parte do processo de aprendizagem.
NO SEU CADERNO, ESCREVA:
DATA: 28/09/20
TEMA
DA AULA: Gênero textual: Carta do leitor (Correção)
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 24/09
Leia a carta do leitor abaixo.
Prezada, Folha de São Paulo
Em relação à matéria publicada no
caderno Mercado em 18.05, em que o Sr. informa sobre a proibição do uso de
sacolas plásticas como embalagem a partir de 1º de janeiro próximo, penso que
São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.
Todas as vezes que vou ao
supermercado fico indignada com a quantidade de sacolas que são utilizadas
pelos consumidores que não parecem preocupados com as conseqüências que o uso
destas embalagens causa ao meio ambiente.
Só quero lembrar às autoridades
que não basta sancionar a lei. É preciso ter uma fiscalização rigorosa e que as
multas previstas sejam realmente aplicadas para aqueles que a desrespeitarem.
Espero que não se torne mais uma estratégia de marketing pré eleitoreira, como
foi com a lei que proíbe os cidadãos dirigirem alcoolizados.
No começo fazem blitz, causam um
barulho, mas depois de algum tempo tudo volta ao que era antes: não há
fiscalização para coibir as infrações.
Atenciosamente
Josilda Cardoso – professora de ensino fundamental-
São Paulo
1. O
texto acima pertence a qual gênero textual?
É uma carta do leitor.
2. Qual o
assunto principal do texto?
a) ( ) A quantidade de sacolas que são
utilizadas pelos consumidores.
b) ( ) A estratégia de marketing dos
supermercados.
c) (X) A proibição do uso de sacolas plásticas como
embalagem.
d) ( ) A fiscalização dos
supermercados.
3. O que deixa a autora revoltada?
a) ( ) A fiscalização
rigorosa.
b) ( ) A proibição do uso
das sacolas.
c) ( X) A grande quantidade de sacolas usadas.
d) ( ) A quantidade de
multas aplicadas.
4. Quais são o remente e o destinatário da carta?
Josilda Cardoso (remetente) e Folha de São Paulo (destinatário).
5. A
linguagem predominante do texto é:
a) ( )
coloquial/informal.
b)
( ) científica.
c) (X) formal.
d) ( )
técnica.
BOM ESTUDO!!!
PROFESSORA ELISÂNGELA SILVA