segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Ed. Física 9 A


Ed. Física 9 A

Aula de Educação Física 9° Ano A
Data-31/08/20
Bom dia, meninos (as)!  Esperamos que estejam todos bem!

 Na aula de hoje vamos estudar fundamentos técnicos de segurança da ginástica geral.


FUNDAMENTOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DA GINÁSTICA GERAL

A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.

A ginástica caiu em desuso com o domínio romano. No início do século XVIII, foi retomada com ênfase na Europa com a Escola Alemã, de movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca, que introduziu aparelhos na prática do desporto.

As duas escolas exerceram influência no desenvolvimento do sistema de exercícios físicos idealizados por Friedrich Ludwig Jahn, origem da ginástica artística praticada atualmente.

As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

A ginástica artística conhecida também como ginástica olímpica, é a principal modalidade. Consiste em um conjunto de exercícios que combinam força, agilidade e elasticidade.



Ginástica – benefícios e riscos

ginástica é uma ótima opção de atividade física, pois ela trabalha com todos os músculos do corpo, sempre alongando e criando flexibilidade. Além disso, existem vários tipos de ginástica para escolher e praticar.
No entanto, como em toda prática de exercícios físicos, a ginástica não deve ser praticada em exagero, pois isso pode acarretar sérios riscos para quem não sabe a hora de parar ou exige demais do próprio corpo.
Entenda o que é ginástica, como funciona, onde você pode praticar e ainda fique por dentro de todos os benefícios e riscos para poder se alertar e tomar cuidado quando for praticar. Confira!
O que é ginástica
Ginástica é uma atividade física que agrupa uma série de vários movimentos, os quais devem ser praticados regularmente para desenvolver flexibilidade e elasticidade no corpo de quem realiza o exercício.
Além disso, ela também pode ser praticada em diversos ambientes: na academia, no parque, em casa, ou qualquer lugar que tenha um certo conforto para poder se apoiar sem machucar as articulações.
ginástica também pode ser uma atividade de âmbito profissional e olímpico, em que passa a ser nomeada de ginástica rítmica e ginástica artística, integrando à prática movimentos mais elaborados para serem apresentados, quase como uma coreografia.
Enfim, seja profissional ou apenas um treino de academia, a ginástica pode trazer muitos benefícios para o corpo e a mente, mas também alguns riscos aos quais deve-se estar atento. Confira a seguir.
Benefícios
ginástica é uma atividade repleta de benefícios para o corpo, para a saúde e para a mente. Confira todas as vantagens que ela pode te trazer em pouco tempo, caso pratique regularmente:
·         Melhora o sono, deixando o corpo mais descansado e aumentando a energia e disposição para viver o cotidiano;
·         Ela também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade;
·         Melhora a força e a elasticidade do corpo, tonificando os músculos e queimando calorias;
·         Ajuda a queimar a gordura localizada;
·         ginástica também libera endorfina no corpo, o que causa o aumento do bem-estar e proporciona mais felicidade e autoconfiança;
·         A atividade também fortalece os ossos e as articulações do corpo;
·         Por fim, ela também ajuda a melhorar o equilíbrio e corrige a postura.
Riscos da ginástica geral
No entanto, nem tudo são flores. A ginástica, bem como qualquer outra atividade física ou esporte, pode trazer alguns riscos para os praticantes.
Caso seja praticada em exagero, ela pode ocasionar sérias lesões e acabar machucando ligamentos, articulações, músculos e ossos.
Por isso, é preciso saber os limites de seu corpo e não exigir mais do que pode entregar. Tenha ciência de que a ginástica também se aprende gradativamente, e ficar bom é uma questão de treinos regulares, e não necessariamente intensos.
Então, é sempre bom também ter um profissional da saúde por perto, que possa fazer um acompanhamento médico de qualquer atividade que você escolher, para que te ajude a evitar problemas como esse, e possa lhe oferecer suporte.
Fora isso, não deve trazer nenhuma contraindicação, desde que a sua saúde esteja em dia e o seu condicionamento físico também, você estará livre para praticar à vontade e não correrá nenhum risco.
Portanto, é uma ótima atividade física para ser praticada, pois está repleta de benefícios. Basta ficar atento os riscos e você terá uma ótima experiência!


·         Atividades

Primeira etapa: Alunos com as iniciais de A até J.
Pesquisar sobre: Falar sobre a importância da ginástica.
Segunda etapa.
Alunos com iniciais de L a Z.
Pesquisar sobre: Falar hoje sobre três benefícios da ginastica e três riscos que deve ser respeitado na ginastica geral.

Conclusão da atividade:

Após estudar os principais fundamentos técnicos de segurança da ginástica geral, pode concluir uma grande evolução do conhecimento do aluno sobre os temas de ginasticas propostos. Essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual para que o aluno tenha uma fonte de pesquisa presente.

Obs. Importante depois de pesquisar e também ler o texto copiar sobre os fundamentos técnicos de segurança da ginastica geral deixando registrado em seu caderno como data de sua aula, para que na oportunidade o professor possa conferir com você suas anotações e na oportunidade sanar dúvidas.
 Boa aula! jovens!
 Professor: Fabio Venâncio de Oliveira!!