Hoje faremos uma atividade
interpretativa baseada no gênero Artigo de Opinião. Façam a LEITURA do texto e COPIEM e
RESPONDAM as questões propostas.
Antes de iniciar a atividade, leia a síntese do gênero em questão.
O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
LEIA o texto a seguir:
Educação no isolamento social se torna oportunidade de aprendizado para qualquer idade
Escola,
trabalho e lazer estão no mesmo endereço desde a adoção do distanciamento
social para a contenção da covid-19. Compartilhar o mesmo espaço para
diferentes atividades tem sido desafiador para muitas famílias, mas aos poucos
se revela também uma oportunidade importante para aprender. As aulas on-line
das crianças têm requisitado uma maior participação dos familiares e
proporcionado momentos de aprendizagem ampliada. Ou seja, o estudo alcança
todos que ali convivem ao gerar ricas oportunidades de troca de experiência
entre os membros da família.
O
acompanhamento das atividades escolares está ampliando o alcance dos conteúdos
porque muitos pais estão “reaprendendo” as disciplinas junto aos seus filhos e
descobrindo novas abordagens e conceitos oferecidos pela escola. A partir das
atividades interdisciplinares apoiadas na metodologia STEAM um trabalho de
pesquisa sobre vulcões italianos, por exemplo, pode trazer conhecimentos de
Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, além do contato com as
palavras do idioma daquele país. A metodologia STEAM – acrônimo em inglês para
as disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – propõe a
integração desses saberes baseada em projetos. Tem o objetivo de formar pessoas
com conhecimentos diversos, desenvolver valores juntamente com os temas
abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.
A
troca de experiências e vivências entre professores, alunos e pais nesta fase
de isolamento social fortalece o contexto educacional doméstico. Relatos e
comentários dos estudantes em diferentes anos e níveis do ensino somados às
vivências de docentes e demais membros da família contribuem para aprofundar os
saberes e aproximar pessoas. Um movimento natural e muito interessante de
reconexão e compartilhamento gerado na quarentena é o da vídeochamada. Ligar
para o avô a fim de perguntar sobre algum aspecto de um fato histórico,
questionar o tio do interior sobre os animais da fazenda ou cultivo de vegetais
e dividir com amigos uma descoberta são ações que alimentam o efeito cascata do
conhecimento e estimula a aprendizado pela vivência. As aulas em casa geram
oportunidades para tornar o período de distanciamento social mais construtivo,
principalmente com a adoção de tecnologias educacionais. Soluções como blocos
educativos de montar, placas de robótica ou plataformas adaptativas de ensino
contribuírem para a consolidação da Educação 4.0 mesmo a distância e estimulam
o processo de aprendizagem para as demandas do futuro.
Atividade
1)
Em um texto de opinião, a “Tese” é a ideia
defendida pelo autor. Qual alternativa resume a tese do autor?
A)
( ) Escola,
trabalho e lazer estão no mesmo endereço desde a adoção do distanciamento
social para a contenção da covid-19.
B) ( ) [...] o estudo
alcança todos que ali convivem ao gerar ricas oportunidades de troca de
experiência entre os membros da família.
C) ( ) A partir das
atividades interdisciplinares apoiadas na metodologia STEAM [...] pode trazer
conhecimentos de Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas [...].
D)
( ) Iniciativas
em países como o Brasil, China, Argentina, Espanha e Polônia são destaques no
âmbito do STEAM [...].
2) Qual
a questão tratada pelo autor?
3) Cite
pelo menos dois argumentos utilizados pelo autor para defender sua posição.