quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Aula de Português 8º ano A


Bom dia meninos! Tudo bem?
Hoje faremos uma atividade interpretativa baseada no gênero Crônica. Façam a LEITURA do texto e COPIEM e RESPONDAM as questões propostas.
Antes de iniciar a leitura, leiam a síntese do gênero em questão.

crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos.


Leia a crônica a seguir.
A tecnologia
Crônica de Nacélio Simoa, 8º ano SGA-CEP Professor Maurício Araújo.

Acordei cedo.  Sem o que fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade. Antes, um espaço sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus donos que assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade, alguns poucos carros, motos e pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés de cajueiros. 
 Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele banco quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, já que precisamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos problemas.
Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem despertar sua atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para aquela senhora que ouvia suas inquietações:
 - Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook.
 - Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular e agora não faz outra coisa, senão cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou aquela senhora.
  Entre tantas conversas naquele banco da praça, o senhor então resolveu amenizar o tom do diálogo:
  -Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão e resolvi ir a sua casa para vê-la depois de tantas conversas na vizinhança sobre a novidade. Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.
 -É o ônibus!
 -Vamos então.
 -O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.
 -Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!
 -Claro que não!
 Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.


Atividade

1. Qual o assunto do texto?

2. O que alegrava a manhã daquela comunidade?

3.No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Os termos destacados indicam que o homem estava

a) (  ) entristecido e com raiva.
b) (  ) indignado e angustiado.
c) (  ) com raiva e desconsolado.
d) (  ) triste e incomodado.