OLÁ, QUERIDO ALUNO!
Espero que esteja motivado para nosso retorno e encontros
virtuais, e, que esteja tomando todos os cuidados recomendados para vencermos
esse momento de pandemia.
Tenha certeza de que dias melhores virão e logo estaremos
juntos novamente.
ATENÇÃO
Ø As atividades agora serão desenvolvidas
no caderno de Redação. Caso você tenha trocado de caderno, não precisa dividir
as disciplinas, separe somente uma para Língua Portuguesa.
Ø Lembrando que as atividades
desenvolvidas no semestre passado devem ser guardadas, ou seja, se você trocar
de caderno, não jogue o antigo fora.
PROPOSTA PARA HOJE
NO
CADERNO DE REDAÇÃO, ESCREVA:
3º
BIMESTRE
Ø DATA: 06/08/20
Ø TEMA DA AULA: Gênero: Artigo de Opinião (Revisão)
ATIVIDADES
Leia o texto
e depois responda as atividades no caderno.
(O texto é só para leitura)
(O texto é só para leitura)
Educação no isolamento social se torna
oportunidade de aprendizado para qualquer idade
3 de julho de 2020
Por Alex
Paiva
Escola, trabalho e lazer estão no mesmo endereço desde a
adoção do distanciamento social para a contenção da covid-19. Compartilhar o
mesmo espaço para diferentes atividades tem sido desafiador para muitas
famílias, mas aos poucos se revela também uma oportunidade importante para
aprender. As aulas on-line das crianças têm requisitado uma maior participação
dos familiares e proporcionado momentos de aprendizagem ampliada. Ou seja, o
estudo alcança todos que ali convivem ao gerar ricas oportunidades de troca de
experiência entre os membros da família.
O acompanhamento das atividades escolares está ampliando
o alcance dos conteúdos porque muitos pais estão “reaprendendo” as disciplinas
junto aos seus filhos e descobrindo novas abordagens e conceitos oferecidos
pela escola. A partir das atividades interdisciplinares apoiadas na metodologia
STEAM um trabalho de pesquisa sobre vulcões italianos, por exemplo, pode trazer
conhecimentos de Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, além do
contato com as palavras do idioma daquele país. A metodologia STEAM – acrônimo
em inglês para as disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e
Matemática – propõe a integração desses saberes baseada em projetos. Tem o
objetivo de formar pessoas com conhecimentos diversos, desenvolver valores
juntamente com os temas abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios
do futuro.
Ao lado da metodologia, as aulas de robótica e
programação estimulam o pensamento científico e inventivo. Formam um conjunto
de abordagens mais moderno e um modo de educação muito diferente daquele que
pais, tios e avós tiveram em outro momento. Torna algo interessante e acaba por
ampliar e estender seu alcance por instigar a curiosidade e o interesse em
aprofundar-se nos tópicos propostos pelo professor. Daí perceber que este
momento de isolamento social pode ser uma oportunidade de recuperação e contato
com assuntos diversos, independentemente da idade. Um exemplo de iniciativa é
implementado pela LEGO Education, solução de aprendizado representada no Brasil
pela unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia. Por meio da
LEGO EducationAcademy, uma das precursoras do movimento STEAM no mundo, está
utilizando o período de quarentena para capacitar professores de diversas
partes do mundo em robótica educacional. Em workshops on-line, estimula o
desenvolvimento das habilidades de linguagem de programação, pensamento computacional
e análise crítica. Iniciativas em países como o Brasil, China, Argentina,
Espanha e Polônia são destaques no âmbito do STEAM e fazem com que as
atividades em casa sejam mais ricas e divertidas.
A troca de experiências e vivências entre professores,
alunos e pais nesta fase de isolamento social fortalece o contexto educacional
doméstico. Relatos e comentários dos estudantes em diferentes anos e níveis do
ensino somados às vivências de docentes e demais membros da família contribuem
para aprofundar os saberes e aproximar pessoas. Um movimento natural e muito
interessante de reconexão e compartilhamento gerado na quarentena é o da
vídeochamada. Ligar para o avô a fim de perguntar sobre algum aspecto de
um fato histórico, questionar o tio do interior sobre os animais da fazenda ou
cultivo de vegetais e dividir com amigos uma descoberta são ações que alimentam
o efeito cascata do conhecimento e estimula a aprendizado pela vivência. As
aulas em casa geram oportunidades para tornar o período de distanciamento
social mais construtivo, principalmente com a adoção de tecnologias
educacionais. Soluções como blocos educativos de montar, placas de robótica ou
plataformas adaptativas de ensino contribuírem para a consolidação da Educação
4.0 mesmo a distância e estimulam o processo de aprendizagem para as demandas
do futuro.
AGORA,
EM SEU CADERNO, COPIE E RESPONDA AS ATIVIDADES ABAIXO.
1) Em um texto de opinião, a “Tese” é a
ideia defendida pelo autor. Qual alternativa resume a tese do autor? ( Nesta questão,
copie a pergunta e somente a alternativa correta)
a)
( ) Escola, trabalho e lazer estão no mesmo
endereço desde a adoção do distanciamento social para a contenção da covid-19.
b)
( ) [...] o estudo alcança todos que ali
convivem ao gerar ricas oportunidades de troca de experiência entre os membros
da família.
c)
( ) A partir das atividades interdisciplinares
apoiadas na metodologia STEAM [...] pode trazer conhecimentos de Ciências da
Natureza, Matemática e Ciências Humanas [...].
d)
( ) Iniciativas em países como o Brasil,
China, Argentina, Espanha e Polônia são destaques no âmbito do STEAM [...].
2) Qual a questão tratada pelo autor?
3) Cite pelo menos dois argumentos
utilizados pelo autor para defender sua posição.
4) O texto em análise é um artigo de
opinião. Qual alternativa resume as características desse gênero? ( Nesta questão,
copiar a pergunta e somente a alternativa correta)
a)
( ) É um texto dissertativo-argumentativo que
defende um ponto de vista sobre um determinado assunto.Utiliza a linguagem
formal, culta e tem a finalidade de
convencer o leitor de uma determinada opinião.
b)
( ) É um texto expositivo em que o autor
explica sobre determinados problemas que afligem a sociedade e é publicado
somente em revistas e jornais impressos ou televisivos.
5)
No
trecho “O acompanhamento das atividades escolares está ampliando o alcance dos
conteúdos porque muitos pais
estão “reaprendendo” as disciplinas [...]”, a palavra grifada dá a ideia de
a)
( ) explicação.
b)
( ) finalidade.
c)
( ) condição.
d)
( ) adversidade.
UM GRANDE ABRAÇO
VIRTUAL!!!
PROFESSORA ELISÂNGELA
SILVA