OLÁ, QUERIDO ALUNO!
Espero que esteja motivado para nosso retorno e encontros
virtuais, e, que esteja tomando todos os cuidados recomendados para vencermos
esse momento de pandemia.
Tenha certeza de que dias melhores logo virão e logo
estaremos juntos novamente.
ATENÇÃO
Ø As atividades agora serão desenvolvidas
no caderno de Redação. Caso você tenha trocado de caderno, não precisa dividir
as disciplinas, separe somente uma para Língua Portuguesa.
Ø Lembrando que as atividades
desenvolvidas no semestre passado devem ser guardadas, ou seja, se você trocar
de caderno, não jogue o antigo fora.
PROPOSTA PARA HOJE
NO CADERNO DE REDAÇÃO, ESCREVA:
3º
BIMESTRE
Ø DATA: 06/08/20
Ø TEMA DA AULA: Gênero textual “Crônica
literária” (Revisão)
ATIVIDADES
(O texto é só para leitura)
(O texto é só para leitura)
Leia a crônica a seguir:
A
tecnologia
Crônica de NacélioSimoa, 8º ano SGA-CEP
Professor Maurício Araújo.
Acordei cedo. Sem o que
fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade. Antes, um espaço
sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus donos que
assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade, alguns
poucos carros, motos e pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés
de cajueiros.
Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em
plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele banco
quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, já que
precisamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos
problemas.
Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem
despertar sua atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa
palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para
aquela senhora que ouvia suas inquietações:
- Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook.
- Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular e
agora não faz outra coisa, senão cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou
aquela senhora.
Entre tantas conversas naquele banco da praça, o
senhor então resolveu amenizar o tom do diálogo:
-Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão e
resolvi ir a sua casa para vê-la depois de tantas conversas na vizinhança sobre
a novidade. Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da
casa quando a vi funcionar.
-É o ônibus!
-Vamos então.
-O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal,
não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.
-Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!
-Claro que não!
Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a
tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se
você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo
e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.
AGORA,
EM SEU CADERNO, COPIE E RESPONDA AS ATIVIDADES ABAIXO.
1. Em relação às características do texto, responda:
a) Gênero textual?
b) Tipo de Narrador (personagem ou observador)?
c) Linguagem (literária, jornalística ou religiosa)?
c) Linguagem (literária, jornalística ou religiosa)?
2. Qual o assunto do texto?
3. O que alegrava a manhã daquela comunidade?
4.No trecho: “Ele
parecia meio que revoltado,
algo o intrigava”.
Os termos destacados indicam que o homem estava
a) ( ) entristecido e com
raiva.
b) ( ) indignado e
angustiado.
c) ( ) com raiva e
desconsolado.
d) ( )triste e incomodado.
5. “Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”, neste
trecho, percebemos o uso da linguagem
a) ( ) formal.
b) ( ) informal.
c) ( ) técnica.
d) ( ) gíria.
UM GRANDE ABRAÇO
VIRTUAL!!!
PROFESSORA ELISÂNGELA
SILVA