quinta-feira, 20 de agosto de 2020

6º B - AULA DE PORTUGUÊS

OLÁ, QUERIDO ALUNO!

Na aula de hoje, você deverá fazer a correção da atividade de segunda-feira. Não se esqueça que o ato de corrigir e modificar o que não acertou é muito importante para sua aprendizagem.

NO CADERNO DE REDAÇÃO, ESCREVA:
DATA: 20/08/20
TEMA DA AULA: Conto Popular (Correção)


CORREÇÃO DA ATIVIDADE DO DIA 17/08

Conto Popular: A cumbuca de ouro e os marimbondos

1)  Com que finalidade o texto acima foi escrito?
c) (  X  ) Entreter, despertando a imaginação, sentimentos ou reflexão.

2)  Identifique no conto acima os quatro diferentes momentos da narrativa.

OBSERVAÇÃO: As repostas podem estar escritas com outras palavras, com mais ou menos detalhes, mas os momentos da história, as ações, as passagens do texto devem estar de acordo com a correção abaixo, ok?

a.     Situação Inicial: Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer peças um ao outro.

b.    Conflito: O compadre pobre foi à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha. Logo que o pobre teve o sim, foi para a casa dizer à mulher, e foram ambos ver o terreno.
        Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para a casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza. O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras.

c.     Clímax: Ao chegar à mata, o compadre rico só encontrou uma grande casa de marimbondos.Ele colocou-a numa mochila e levou-a para casa do pobre, e logo que o avistou pediu que fechasse as portas e deixasse somente uma banda da janela aberta. Então, o rico atirou a casa de marimbondos dentro da casa do compadre pobre e pediu a ele que fechasse a janela.


d.    Desfecho: Os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para “as ajuntar”.
 Então, o ricaço gritava para o compadre abrir a porta, enquanto o outro respondia que os marimbondos estavam o matando. E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.

    BOM ESTUDO!!!
PROFESSORA ELISÂNGELA SILVA