Na reta final desse semestre, preparamos um simulado para conseguir diagnósticas nossos avanços. Dessa forma é muito importante que todos o façam com compromisso, leitura e dedicação...
É importante ressaltar que não é necessário copiar as questões, preciso somente do gabarito. Assim me envie da seguinte maneira:
QUESTÃO 1 (___)
QUESTÃO 2 (___)
QUESTÃO 3 (___)
QUESTÃO 4(___)
QUESTÃO 5 (___)
SIMULADO - LÍNGUA PORTUGUESA
1) São características da poesia na segunda geração modernista, EXCETO:
a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional.
b) As principais características da poesia na segunda geração modernista foram o experimentalismo, a poesia social e o neobarroquismo, com forte influência no cultismo e no gongorismo.
c) Seus principais representantes foram João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Mario Quintana.
d) A segunda fase do Modernismo foi caracterizada, no campo da poesia, pelo amadurecimento e pela ampliação das conquistas dos primeiros modernistas. Assim, nos anos de 1930 a 1945, a poesia modernista consolidou-se e alargou seus horizontes temáticos.
e) Poesia bucólica e com traços marcantes de sentimentalismo e frustração.
2) Sobre a Segunda Geração do Modernismo, é correto afirmar:
1. Foi caracterizada, no campo da poesia, pelo amadurecimento e pela ampliação das conquistas dos primeiros modernistas;
2. Valorização de uma linguagem rebuscada e metalinguística;
3. Os poetas do período tinham liberdade para escolher formas como o soneto ou o madrigal, sem que isso significasse uma volta a estéticas do passado, como o Parnasianismo;
4. Valorização do conteúdo sonoro e visual, disposição assimétrica dos versos no papel, possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos;
5. No plano temático, a abordagem do cotidiano continuou sendo explorada, mas os poetas voltaram-se também para problemas sociais e históricos, além de manifestarem inquietações existenciais e religiosas que ampliaram as proposições da fase anterior.
a) Apenas 2 e 4 são corretas.
b) 1, 3 e 5 são corretas.
c) 3, 5 e 4 são corretas.
d) 2, 3 e 5 são corretas.
e) apenas 4 está correta.
3) Leia o texto abaixo e responda:
Fomos treinados para o preconceito. Libertar-se disso pode ser assustador – Leonardo Sakamoto – 16/01/2016
Deve ser assustador para uma pessoa que cresceu no seio da tradicional família brasileira, foi educada em escolas com métodos e conteúdos convencionais e espiritualizada em igrejas e templos conservadores, conviveu em espaços de socialização que não questionam o passado apenas o reafirmam e, é claro, assistiu a muita, muita TV, de repente, ser bombardeada com novas “regras'' e “normas'' de vivência, diferentes daquelas com as quais está acostumada.
Ouvi um desabafo sincero do pai de uma amiga que não entendia como as coisas estavam mudando assim tão rápido. Ele reclamava que tirar uma da cara do “amigo que era mais gordinho'' era só “coisa de criança'' e não bullying passível de punição. “A sociedade está ficando muito chata'', disse desconsolado.
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o artigo de opinião, seu objetivo básico é:
a) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao preconceito.
b) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos.
c) defender a importância do conhecimento das várias condutas morais na sociedade.
d) apresentar as diversas opiniões sobre as diferenças sociais.
e) ironizar determinada prática social em relação às diferenças.
4) Leia e responda: "Acho que não pode haver discriminação racial e religiosa de espécie alguma. O direito de um termina quando começa o do outro. Em todas as raças, todas as categorias, existe sempre gente boa e gente má. No caso particular dessa música, não posso julgar, porque nem conheço o Tiririca. Como posso saber se o que passou na cabeça dele era mesmo ofender os negros? Eu, Carmen Mayrink Veiga, não tenho ideia. Mas o que posso dizer é que se os negros acharam que a música é uma ofensa, eles devem estar com toda razão."
(Revista Veja)
a) A argumentação, desenvolvida por meio de clichês, subtende um distanciamento entre o eu/enunciador e o ele/negros.
b) A argumentação revela um senso crítico e reflexivo, uma mente que sofre com os preconceitos e, principalmente, com a própria impotência diante deles.
c) A argumentação, partindo de visões inusitadas, mas abalizadas na realidade cotidiana, aponta para a total solidariedade com os negros e oprimidos.
d) O discurso altamente assumido pelo enunciador ataca rebeldemente a hipocrisia social, que mascara os preconceitos.
e) Impossível conceber, como desse mesmo enunciador, essa frase: "Sempre trabalhei como uma
negra", publicada semanas antes na mesma revista.
negra", publicada semanas antes na mesma revista.
5) Leia a charge e responda:

Sobre os efeitos de humor da tirinha, pode-se afirmar, exceto:
a) Mafalda emprega o mesmo valor semântico para o vocábulo “indicador” no primeiro e no último quadrinho.
b) Mafalda não sabe a importância do dedo indicador.
c) A expressão “dedo indicador” é utilizada de maneira metafórica pelo autor da tirinha.
d) Mafalda ainda não sabe exatamente o significado da expressão “indicador de desemprego”
e) Apesar de ser uma criança, Mafalda já percebe as injustas relações de trabalho estabelecidas entre patrões e operários.