segunda-feira, 22 de junho de 2020

1ª ANO B - LÍNGUA PORTUGUESA

Olá, meninas e meninos...

Na reta final desse semestre, preparamos um simulado para conseguir diagnósticas nossos avanços. Dessa forma é muito importante que todos o façam com compromisso, leitura e dedicação...


É importante ressaltar que não é necessário copiar as questões, preciso somente do gabarito. Assim me envie da seguinte maneira:


QUESTÃO 1 (___)

QUESTÃO 2 (___)
QUESTÃO 3 (___)
QUESTÃO 4(___)
QUESTÃO 5 (___)

SIMULADO - LÍNGUA PORTUGUESA

01) As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:

a) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
b) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
c) Poesia épica e prosa de ficção.
d) Obras de estilo clássico, renascentista.
e) Poemas românticos indianistas.

2) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 03 e 04.

FEIJÕES OU PROBLEMAS?

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um o poderia. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para por a sabedoria dos dois à prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão, que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha.
Dia e hora marcado, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.
Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se do vencedor e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos.
- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei.
Carregando feijões, ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida. Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento, é você quem determina.


3)  Nesse texto, o discípulo que venceu a prova

(A) colocou o feijão em um sapato.
(B) cozinhou o feijão.
(C) desceu a montanha correndo.
(D) sumiu da vista do oponente.
(E) tirou seu sapato.

4)No trecho “- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei”, os pronomes oblíquos destacados referem-se

(A) aos sapatos.
(B) aos problemas.
(C) aos discípulos.
(D) aos vencedores.
(E) aos feijões.

5) Leia a charge e responda



O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos.
No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à
a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.
b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”.
c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.
d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.
e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.