Colégio Estadual
Hermógenes Coelho
Professor Fabio
Venâncio de Oliveira
Disciplina: Química
Aulas não presenciais – Química geral
Olá, queridos alunos!
Espero que tenham gostado
das misturas e suas classificações de misturas, e que também tenham aprendido
os elementos que constituem um as misturas.
Para hoje, teremos duas
atividades e para que tenhamos sucesso é muito importante o seu compromisso e
sua dedicação.
1ª ATIVIDADE:
Misturas são formadas por duas ou mais substâncias, elas
podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas.
Misturas homogêneas: são as que apresentam uma única fase. Apresentam aspecto uniforme que não nos permite a separação visual dos componentes. Exemplo: mistura de água e álcool.
Misturas heterogêneas: apresentam mais de uma fase. Esse tipo de mistura nos permite visualizar cada componente individual. Exemplo: mistura de água e óleo. É fácil perceber a presença de duas fases, pois a água se separa completamente do óleo - sendo assim, a mistura se torna heterogênea porque vemos nela duas fases.
Algumas misturas nos parecem homogêneas se visualizadas a olho nu, mas uma investigação criteriosa (com auxílio de microscópio) nos permite verificar que se trata de misturas heterogêneas. Vejamos alguns exemplos:
1. O leite é uma mistura homogênea ou heterogênea? Se observamos a olho nu, ficaremos com a primeira opção: homogênea, mas com o auxílio de um microscópico é possível perceber gotículas de gordura em suspensão.
Para provar que o leite é uma mistura heterogênea basta aquecê-lo. Este procedimento permite que as partículas de gordura se unam em forma de uma nata, neste momento forma-se duas fases na mistura.
2. O ar que respiramos é uma mistura heterogênea de gases (Nitrogênio, Oxigênio, entre outros) e minúsculas partículas (sujidades) suspensas. Os automóveis juntamente com as indústrias são os principais responsáveis pelo lançamento dessas impurezas. Bom seria se nosso ar não possuísse tais partículas, desta forma estaríamos livres da chamada poluição atmosférica.
Misturas homogêneas: são as que apresentam uma única fase. Apresentam aspecto uniforme que não nos permite a separação visual dos componentes. Exemplo: mistura de água e álcool.
Misturas heterogêneas: apresentam mais de uma fase. Esse tipo de mistura nos permite visualizar cada componente individual. Exemplo: mistura de água e óleo. É fácil perceber a presença de duas fases, pois a água se separa completamente do óleo - sendo assim, a mistura se torna heterogênea porque vemos nela duas fases.
Algumas misturas nos parecem homogêneas se visualizadas a olho nu, mas uma investigação criteriosa (com auxílio de microscópio) nos permite verificar que se trata de misturas heterogêneas. Vejamos alguns exemplos:
1. O leite é uma mistura homogênea ou heterogênea? Se observamos a olho nu, ficaremos com a primeira opção: homogênea, mas com o auxílio de um microscópico é possível perceber gotículas de gordura em suspensão.
Para provar que o leite é uma mistura heterogênea basta aquecê-lo. Este procedimento permite que as partículas de gordura se unam em forma de uma nata, neste momento forma-se duas fases na mistura.
2. O ar que respiramos é uma mistura heterogênea de gases (Nitrogênio, Oxigênio, entre outros) e minúsculas partículas (sujidades) suspensas. Os automóveis juntamente com as indústrias são os principais responsáveis pelo lançamento dessas impurezas. Bom seria se nosso ar não possuísse tais partículas, desta forma estaríamos livres da chamada poluição atmosférica.
OBS: QUANDO RETORNARMOS AS AULAS
PRESENCIAIS, IREI CONFERIR A SUA CORREÇÃO.
Ao terminar a correção, coloque a data de
hoje e escreva a atividade que foi desenvolvida. ASSIM:
Data: 02/04/20 - Correção da s atividade
sobre Misturas e classificação"
Então vamos lá!
NO CADERNO DE QUIMICA GERAL
ESCREVA:
TÍTULO DA ATIVIDADE: “Mistura e classificação”
DATA: 02/04/2020
RECURSO: Livro didático de química s no capítulo
03 do seu livro.
PROPOSTA
Fazer a leitura do capitulo 03 para que
tenham maior conhecimento do conteúdo proposto.
E construir as atividades
propostas em seu caderno, nas páginas 52 e 55 do seu livro didático.
Bons Estudos!
Bons Estudos!
Professor Fabio Venâncio de Oliveira.
A inovação distingue um líder de um seguidor.
Steve Jobs