Vamos responder mais algumas questões sobre o Quinhentismo. Vocês irão copiar o enunciado de cada questão e somente a resposta certa entre todas. Não esqueçam de colocar a data da atividade!
01. As primeiras
manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se
a:
a) Literatura informativa
sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos
jesuítas).
b) Romances e contos dos
primeiros colonizadores.
c) Poesia épica e prosa de
ficção.
d) Obras de estilo clássico,
renascentista.
e) Poemas românticos
indianistas.
02. A literatura de informação
corresponde às obras:
a) barrocas;
b) arcádicas;
c) de jesuítas, cronistas e
viajantes;
d) do Período Colonial em
geral;
e) n.d.a.
03. Qual das afirmações não corresponde
à Carta de Caminha?
a) Observação do índio como
um ser disposto à catequização.
b) Deslumbramento diante da
exuberância da natureza tropical.
c) Mistura de ingenuidade e
malícia na descrição dos índios e seus costumes.
d) Composição sob forma de
diário de bordo.
e) Aproximações barrocas no
tratamento literário e no lirismo das descrições.
04. (UNISA) A “literatura
jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a) tem grande valor
informativo;
b) marca nossa maturação
clássica;
c) visa à catequese do
índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder
real;
e) tem fortes doses
nacionalistas.
05. A importância das obras
realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:
a) determinada
exclusivamente pelo seu caráter literário;
b) sobretudo documental;
c) caracterizar a influência
dos autores renascentistas europeus;
d) a deterem sido escritas
no Brasil e para brasileiros;
e) n.d.a.
06. Anchieta só não
escreveu:
a) um dicionário ou
gramática da língua tupi;
b) sonetos clássicos, à
maneira de Camões, seu contemporâneo;
c) poesias em latim,
portugueses, espanhol e tupi;
d) autos religiosos, à
maneira do teatro medieval;
e) cartas, sermões,
fragmentos históricos e informações.
07. São características da
poesia do Padre José de Anchieta:
a) a temática, visando a
ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil;
b) linguagem cômica, visando
a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas
clássicos do século XVI;
c) temas vários,
desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética;
d) função pedagógica;
temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem
cantadas ou recitadas facilmente.
e) n.d.a.
08. (UFV) Leia a estrofe
abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto
de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro:
Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa
verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em
procissão:
a) Os meninos índios
representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como
produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho
a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos meninos
índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar
de literatura informativa.
c) Os meninos índios estão
afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e
as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios são
figura alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes
da dramaturgia renascentista.
e) Os meninos índios
representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de
quem querem libertar-se tão logo seja possível.
Bons estudos. Ótimo final de semana com muita luz!!!
Professora Marivânia Rocha