Avaliação de Geografia 2° Ano AB
Professor: Darley Resende de Sousa WhatsApp 991486689
OBS: Não precisa copiar a prova basta enviar para o professor apenas o gabarito.
A Revolução Industrial transformou a vida da população mundial, que passou a se deslocar para as cidades em busca de trabalho nas indústrias. Sobre a urbanização da população mundial, identifique as afirmativas corretas:
a) A urbanização mundial iniciou-se no Japão, principal centro industrial e exportador do século XIX, o que promoveu a redução da taxa de mortalidade.
b) O avanço da urbanização mundial transformou o crescimento natural ou vegetativo da população.
c) As condições sanitárias foram melhoradas nas cidades, tendo como consequência a redução das doenças endêmicas e epidêmicas.
d) As taxas de natalidade, com a Revolução Industrial, aumentaram na Europa Ocidental, causando explosão demográfica nessa região.
e) A inserção, cada vez maior, das mulheres no mercado de trabalho tem reduzido taxas de fertilidade nas populações urbanas.
Questão 02
Sobre urbanização, é CORRETO afirmar que:
a) A forte urbanização brasileira pode ser explicada por vultosos investimentos em áreas degradadas dos principais centros urbanos, o que atraiu grande contingente de trabalhadores.
b) É possível haver crescimento urbano sem que haja urbanização. Esta só ocorre quando o crescimento urbano é superior ao rural.
c) A indústria se tornou forte atrativo para as cidades, o que ocasionou intenso êxodo rural.
d) O crescimento urbano no Brasil se deu de forma harmoniosa, não havendo grandes diferenças entre as regiões e as cidades industriais em franca expansão.
e) A cidade capitalista é a expressão do próprio modo de produção capitalista, com suas contradições e resistências de grupos menos privilegiados em relação a outros com maiores benefícios.
Questão 03
O deslocamento diário de pessoas entre municípios que fazem parte de uma mesma região metropolitana é denominado de:
a) Migração pendular.
b) Migração internacional.
c) Migração interestadual.
d) Emigração.
e) Êxodo rural.