OLÁ, QUERIDOS ALUNOS!
Aqui é a professora ELISÂNGELA
SILVA.
Este ano eu serei a professora
de TÓPICO DE PORTUGUÊS de vocês!
Tenho certeza que será um
ano repleto de aprendizagens.
Conto com o compromisso, dedicação e organização de cada um de vocês e me coloco à disposição para qualquer dúvida.
Ø ATENÇÃO: SEPARE UMA MATÉRIA PARA A DISCIPLINA DE TÓPICO DE PORTUGUÊS.
NO CADERNO DE PORTUGUÊS, ESCREVA:
Ø DATA: 27/01/21
Ø TEMA DA AULA: “Bilhete ao futuro” - Affonso Romano de Sant´Anna
ATIVIDADES
Leia o texto "Bilhete ao futuro", de Affonso Romano
de Sant´Anna:
Bela ideia essa de Cristóvam Buarque,
ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às
pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a
intenção de recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de
mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam
suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso
futuro.
Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao
século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a sair da hipocondria
político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício de vida. O que
projetar para amanhã? (...)
ATENÇÃO:
ü NAS ATIVIDADES ABAIXO, VOCÊ DEVE COPIAR A PERGUNTA
E SOMENTE A
ALTERNATIVA QUE JULGAR SER A CORRETA.
ü QUANDO VOCÊ ESCOLHER A LETRA CORRETA, COPIE O QUE
ESTÁ ESCRITO NELA.
1) Os dois parágrafos acima fazem parte do texto cujo
autor é Affonso Sant’Anna. Esse tipo de produção textual é chamado de crônica,
porque:
a) defende um tema.
b) tenta ludibriar o leitor.
c) faz o registro do dia-a-dia.
d) conta uma história antiga.
e) exalta as belezas do país amado.
2) O acontecimento que originou esse texto está
relacionado:
a) à promoção do reitor da Universidade de
Brasília.
b) à realização do
reitor como mestre da Universidade de Brasília.
c) ao pedido feito pelo
reitor da Universidade às pessoas de Brasília.
d) à liquidação dos problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de
Brasília aos brasileiros.
3) Segundo o cronista, o bilhete ao futuro:
a) incitaria as pessoas a “sair da hipocondria
político-social”.
b) incitaria as pessoas à revolta social e
política no presente e no futuro.
c) incitaria as pessoas a liquidarem de vez com
as ideias do século XX e do século XXI.
d) incitaria as pessoas a escreverem mensagens de
desilusão.
e) incitaria as pessoas a se comunicarem por
bilhetes, algo incomum nos dias atuais.
4) Segundo o cronista:
a) futuro jamais deverá ser pensado pelos hipocondríacos
político-sociais.
b) o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos
tumultuados.
c) o estímulo à fuga da
hipocondria político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete
oferece.
d) o povo não queria se comprometer com as políticas
sociais da década.
e) a população tinha muita dificuldade para redigir o
bilhete do futuro.
5) A frase que exprime a conclusão do cronista sobre o
significado de escrever um bilhete ao futuro é:
a) “O futuro e o presente só interessam ao
passado.”
b)
“O passado é importante e, no futuro, seja o que Deus quiser.”
c) “O presente é hoje e não é necessário
preocupação com o futuro.”
d) “Pensar o futuro é um exercício de vida.”
e) “O futuro, a gente deixa para pensar amanhã.”
UM GRANDE ABRAÇO
VIRTUAL!!!
PROFESSORA ELISÂNGELA
SILVA