GÊNERO ARGUMENTATIVO: DEBATE
O que nos faz seres ímpares é, entre outros fatores, nossa autonomia em expressar sentimentos, em revelar nossa posição crítica frente à realidade a qual estamos inseridos, o poder de tomar decisões em relação às nossas escolhas e, sobretudo, o fato de expressarmos opiniões diante de um determinado assunto.
A todo momento e nas mais variadas situações, estamos revelando sobre a maneira pela qual concebemos os fatos ligados ao nosso cotidiano. Tal fato revela não sermos alienados aos mesmos, já que possuímos opiniões e argumentos que nos são próprios.
Seja na família, numa roda de amigos, ou em outros contextos, parece inacreditável, mas involuntariamente, ou não, tentamos convencer o “outro” de que temos razão naquilo que ora proferimos.
Essa “argumentação” se dá de forma espontânea. Contudo, há aquelas em que prevalece um clima de formalidade, como é o caso dos chamados debates regrados ao público, os quais assistimos pelos meios de comunicação em massa. Os mesmos contam com a participação de um mediador que desempenha a função de organizar o tempo em relação às falas dos participantes, atribuindo o direito de réplica, entre outros.
Diante disso, o importante é considerarmos que o debate nos permite expor livremente nossas ideias, como também exige estarmos aptos a respeitar as opiniões alheias. Independente do resultado, essa experiência é extremamente enriquecedora, pois debater significa modificar as pessoas e a nós mesmos. É, antes de tudo, um exercício de cidadania.
PRINCÍPIOS DE UM DEBATE :
- FALAR E OUVIR.
- RESPEITAR E SER RESPEITADO AO EXPOR O QUE PENSA.
- USUFRUIR DE IGUALDADE DE CONDIÇÕES.
- JULGAR AS IDEIAS E NÃO AS PESSOAS.
- TER DIREITO A REPLICA .
- EVITAR REPETIÇÕES.
- OBSERVAR AS NORMAS E ATENDER SOLICITAÇÃO DO MEDIADOR.
- PLANEJAR PREVIAMENTE AS IDEIAS.
- AVALIAR O EVENTO.
ESTÁ ATIVIDADE SERÁ SOMENTE DE LEITURA. NA PRÓXIMA SEMANA FAREMOS ALGUNS EXERCÍCIOS SOBRE O ASSUNTO.