O que é romance?
O romance é uma forma literária narrativa escrita em prosa, que se popularizou na literatura ocidental durante o século XIX. Suas origens, entretanto, remetem a Dom Quixote, novela de cavalaria escrita por Miguel de Cervantes no século XIV, considerada um precursor do romance moderno.
A forma literária do romance apresenta, de maneira ficcional, a experiência social da modernidade, uma representação mais próxima da experiência individual, que possui um contexto temporal e espacial.
Antes de serem vendidos e editados em forma de livro, tal como os conhecemos agora, os romances eram publicados como folhetins: um capítulo por vez, em espaços dedicados a eles nos jornais. Isso colaborou para a popularização desse tipo de história ficcional, já que eram veiculados em meios de comunicação de grande circulação e deixavam os leitores ávidos por dar continuidade à – algo semelhante aos seriados e novelas televisivos dos dias de hoje.
Características do romance
Narrativa longa, escrita em prosa, geralmente dividida em capítulos.
Ambientação temporal: a narrativa deve acontecer em determinado tempo, que pode ser linear ou não linear, objetivo ou subjetivo.
Ambientação espacial: além do tempo, o romance é ambientado em determinado espaço, onde as ações acontecem.
Enredo ou trama: o romance conta uma história, que é apresentada a partir de um encadeamento de eventos – é o enredo. Muitas vezes, a história contada não é o principal componente do romance, mas sim a maneira como essa história é contada.
Presença de personagens, que podem ser planas ou complexas, protagonistas, antagonistas, em número variável, mas que se relacionam a partir da trama principal.
Gênero em constante mutação: o romance não é uma forma acabada, mas está continuamente se transformando, assim como a humanidade. É um gênero aberto aos mais variados experimentalismos, buscando novas formas de captar a atenção do leitor.