segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

PORTUGUÊS 2º A,B

 


BOM DIA MENINOS. SEJAM BEM VINDOS A MAIS UMA ETAPA DA VIDA DE VOCÊS. SABEMOS QUE NOSSAS AULAS AINDA NÃO ACONTECERÃO DA FORMA DESEJADA, MAS É POR HORA O MAIS CERTO A SE FAZER PARA A  PROTEÇÃO DE TODOS . ESPERAMOS QUE EM BREVE TUDO ISSO FIQUE NO PASSADO. POR ISSO ESCOLHI UM POEMA QUE FALA SOBRE RESILIÊNCIA.


CORA CORALINA


Em termos literários, é espantoso como uma mulher que cursou até a terceira série do curso primário tenha criado versos tão preciosos.

Para ganhar a vida, Cora Coralina trabalhou como doceira enquanto levava a escrita como um hobby paralelo. A poeta chegou a ser convidada para participar da Semana de Arte Moderna, mas não pôde se juntar aos seus pares devido às limitações impostas pelo marido.

Sua poética é baseada numa escrita do cotidiano, das miudezas, e é caracterizada por uma delicadeza e por uma sabedoria de quem passou pela vida e observou cada detalhe do caminho. Em resumo: a lírica de Cora é impregnada da história que a doceira viveu.

Apesar do início tardio na carreira literária, Cora Coralina é dona de uma produção consistente e tornou-se uma das mais celebradas poetas do país. Seus versos ganharam fãs mundo afora e a lírica goiana, sutil e ao mesmo tempo poderosa, vem sendo cada vez mais divulgada.

1. Aninha e Suas Pedras

Não te deixes destruir…
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

Um dos poemas mais conhecidos de Cora é Aninha e Suas Pedras. Nele vemos um eu-lírico disposto a dar conselhos ao leitor, criando com a audiência um espaço de intimidade e partilha.

A linguagem informal e coloquial pode ser percebida no tom de oralidade da escrita. Os verbos no imperativo sugerem quase uma ordem (recria-remove-recomeça-faz), sublinhando a importância daquilo que se diz e a necessidade de se seguir em frente.

ATIVIDADE;

Leiam e escrevam no caderno, depois façam sua análise do poema e ressalte os versos que mais gostou.