quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Disciplina :Historia Turma :2ª B Profª: Lêda Maria

 Data:27/01/21

OLÁ, ALUNOS!

Dando continuidade em nosso   conteúdo referente ao Mercantilismo e Colonialismo.Façam a leitura do texto abaixo e respondam as questões :

 

MERCANTILISMO E COLONIALISMO

Mercantilismo

O termo mercantilismo é aplicado às ideias e práticas econômicas que vigoraram na Europa de meados do século XV a meados do século XVIII. Essas práticas variavam de país para país, mas tinham em comum o objetivo de fortalecer o Estado e a burguesia na fase de transição do feudalismo para o capitalismo.

As ideias e práticas que caracterizaram o mercantilismo foram:

Metalismo – A riqueza de um Estado era mensurada pela quantidade de metais preciosos (ouro e prata) que ele possuía dentro de suas fronteiras.

Balança comercial favorável – Um dos meios utilizados pelo Estado para acumular metais era procurar manter uma balança comercial favorável. As exportações deveriam superar as importações, promovendo o enriquecimento do Estado.


Protecionismo – O Estado deveria incentivar a produção de artigos (principalmente manufaturados) que pudessem concorrer vantajosamente no exterior, evitar a saída de matérias-primas e dificultar a importação de produtos concorrentes, protegendo, assim, seu mercado interno e o de suas colônias.

Intervenção estatal – Verificava-se essa intervenção na fixação de tarifas alfandegárias, no estímulo às empresas manufatureiras e ao industrialismo, no controle sobre preços e sobre a quantidade de mercadorias comercializadas.

Tipos de Mercantilismo

O mercantilismo na Espanha, foi acentuadamente metalista, devido à grande quantidade de ouro e prata obtida de suas colônias na América. Acumulando tesouros em ouro e prata, importavam de outras nações, por altos preços, os produtos manufaturados de que necessitavam.

Na França, o mercantilismo foi denominado colbertismo (termo derivado do sobrenome do ministro das finanças, Colbert). Procurou-se desenvolver a indústria manufatureira, utilizando matérias-primas das colônias.

Na Inglaterra, as práticas mercantilistas envolveram inicialmente o fortalecimento do comércio, com o controle do transporte marítimo dos produtos que saíam dos portos ingleses ou lá entravam. Com uma poderosa marinha, os ingleses passaram a dominar o comércio internacional e, posteriormente, desenvolveram a indústria, começando pelo setor têxtil.

Questões :


1-      Explique o que é Mercantilismo  e qual era o seu objetivo ?

2-Aponte e fale sobre quais foram as idéias e práticas que caracterizaram o mercantilismo.


                                            Bons estudo !!

                                            Profª :Lêda Maria