Olá pessoal! Tudo bem?
Na aula de hoje, vamos continuar com o texto da aula anterior. Pois o tema é importante. E para isso copie em seu caderno organizadamente o restante do texto abaixo, que na próxima aula o usaremos. Ok?
CONTINUAÇÃO...
Fontes de Energia
Há muitas maneiras de adquirir energia, por meio das fontes renováveis (energia limpa) ou não renováveis (energia suja).
Nesse ínterim, vale lembrar que as fontes renováveis de energia não cessam e se renovam na natureza.
Por outro lado, as fontes não renováveis causam diversos problemas ambientais. Com o aumento do uso da energia na atualidade, essa exploração gerou diversos problemas ambientais irreversíveis, como a perda de habitat, ecossistemas, espécies, degradação do meio ambiente.
Importante ressaltar que as fontes de energia primária, são encontradas na natureza como o sol, o vento, a água, o carvão, o gás e o petróleo dentre outras. Elas são transformadas em fontes de energia secundária por meio das usinas hidrelétricas, termoelétricas, refinarias, etc.
Fontes Renováveis
As fontes renováveis se regeneram na natureza e, por isso, não causam problemas ambientais e não se esgotam. São fontes de energia mais aconselhadas uma vez que não geram poluentes para o meio ambiente. São elas:
- Energia Hidráulica: obtida pela força da água dos rios.
- Energia Solar: obtida pela energia do sol.
- Energia Eólica: obtida pela força dos ventos.
- Energia Geotérmica: obtida pelo calor do interior da terra.
- Biomassa: obtida de matérias orgânicas.
- Energia Gravitacional: obtida pela força das ondas dos oceanos.
- Energia do Hidrogênio: obtido do hidrogênio.
Fontes Não Renováveis
Por sua vez, as fontes não renováveis de energia causam diversos problemas ambientais se não consumida de maneira racional. Seu uso pode implicar em desequilíbrios no ecossistema na medida em que seus recursos se esgotam. São elas:
- Combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural.
- Energia Nuclear: obtido a partir de elementos como o urânio e tório.