terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Aula de Ed. física 9° Ano A

 

Aula de Ed. física 9° Ano A

Data-26/01/21

 

Bom dia, meninos (as)!  Esperamos que estejam todos bem!

 

Educação física jogo regras e suas representações sociais.

A Educação Física vem, paulatinamente, percorrendo caminhos em busca da sua legitimidade e identidade, ao passo em que amplia seu campo de conhecimentos e abordagens teóricas, diversificando métodos e formas de intervenção.

    O estudo da história da Educação Física nos mostra o nível de influência política e ideológica que tiveram as instituições militar, médica e esportiva na construção da concepção e da função social da Educação Física. Neste cenário histórico, a partir do início na década de 1960, consolida-se a hegemonia esportiva na Educação Física, a partir da supervalorização do esporte como fator inerente à formação humana e instrumento de manutenção da unidade social, em detrimento de outras temáticas relevantes (TAFFAREL, et al, 2009).

    A crise de paradigmas, instaurada no final da década de 1970 e início da década de 1980 (DAÓLIO, 1993), evidenciou uma proliferação de discursos em torno do objeto de estudo da Educação Física e sua inserção escolar.

    No âmbito da escola, este cenário se consubstancia ao notarmos que a Educação Física não conseguiu se desvincular de suas raízes institucionais. Em face da sua obrigatoriedade e não legitimidade, a Educação Física, ainda que presente como componente curricular da educação básica, não logrou o mesmo status das demais disciplinas. Tal contexto nos leva a constatar o esforço de estudiosos em construir e concretizar novas propostas, no claro intuito de tornar legítimo o valor da Educação Física, enquanto componente curricular, no processo educativo escolar.

    Do ponto de vista da prática pedagógica da Educação Física escolar, identificamos lacunas históricas existentes entre o avanço das discussões, que culminaram em considerável número de produções científicas, e a realidade objetiva enfrentada cotidianamente no “chão da escola”.

    Dentro destas lacunas, destacamos a dificuldade em selecionar os conteúdos que devem fazer parte dos currículos escolares da Educação Física na educação básica e a necessidade de abordá-los metodologicamente.

    Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), documento que serve como referência para organização dos currículos escolares na educação básica, os conteúdos da Educação Física é: os esportes, os jogos, as lutas, as ginásticas, atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo.

    Partindo desta referência, optamos, em nosso estudo, destacar o jogo de regra por entendermos ser ele um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação Física na escola e o que mais se aproxima do interesse dos alunos, nos diversos ciclos de escolarização.

    Entendemos, à luz de significativos estudos, como Dell’Agli (2002), Souza (2002), Kishimoto (2006), Monteiro (2006) e André (2007), que, guardadas as devidas especificidades, o jogo de regra agrega valor no contexto educacional, de forma geral, e da Educação Física mais especificamente.

    A partir da realidade apresentada, e ciente da complexidade desta temática, decidimos analisar a utilização do jogo de regras nas aulas de Educação Física através da ótica do professor de Educação Física, buscando identificar as intenções que motivam o professor a selecionar o jogo de regra como conteúdo das aulas, quais os critérios que utiliza para tal intento e em que bases teóricas fundamentam a sua ação pedagógica.

 

 

Atividade:

 

1)– Falar sobre a educação seus jogos suas regras e suas representações sociais.

 

Conclusão da nossa atividade: essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual para que o aluno tenha uma fonte de pesquisa presente, e que nas próximas aulas possa entender melhor sobre a educação física seus jogos suas regras e suas representações sociais.

 

Obs. Importante depois de estudar e copiar sobre educação física e suas regras e representações sociais, não se esquecendo da data e série e nome.

Boa aula! Jovens!

 Professor: Fabio Venâncio de Oliveira!!