Aula de Ed. física 9° Ano A
Data-26/01/21
Bom dia, meninos
(as)! Esperamos que estejam todos bem!
Educação física jogo regras e suas representações
sociais.
A Educação Física vem,
paulatinamente, percorrendo caminhos em busca da sua legitimidade e identidade,
ao passo em que amplia seu campo de conhecimentos e abordagens teóricas,
diversificando métodos e formas de intervenção.
O estudo da
história da Educação Física nos mostra o nível de influência política e
ideológica que tiveram as instituições militar, médica e esportiva na
construção da concepção e da função social da Educação Física. Neste cenário
histórico, a partir do início na década de 1960, consolida-se a hegemonia
esportiva na Educação Física, a partir da supervalorização do esporte como
fator inerente à formação humana e instrumento de manutenção da unidade social,
em detrimento de outras temáticas relevantes (TAFFAREL, et al, 2009).
A crise de
paradigmas, instaurada no final da década de 1970 e início da década de 1980
(DAÓLIO, 1993), evidenciou uma proliferação de discursos em torno do objeto de
estudo da Educação Física e sua inserção escolar.
No âmbito da
escola, este cenário se consubstancia ao notarmos que a Educação Física não
conseguiu se desvincular de suas raízes institucionais. Em face da sua
obrigatoriedade e não legitimidade, a Educação Física, ainda que presente como
componente curricular da educação básica, não logrou o mesmo status das demais
disciplinas. Tal contexto nos leva a constatar o esforço de estudiosos em
construir e concretizar novas propostas, no claro intuito de tornar legítimo o
valor da Educação Física, enquanto componente curricular, no processo educativo
escolar.
Do ponto de
vista da prática pedagógica da Educação Física escolar, identificamos lacunas
históricas existentes entre o avanço das discussões, que culminaram em
considerável número de produções científicas, e a realidade objetiva enfrentada
cotidianamente no “chão da escola”.
Dentro destas
lacunas, destacamos a dificuldade em selecionar os conteúdos que devem fazer
parte dos currículos escolares da Educação Física na educação básica e a
necessidade de abordá-los metodologicamente.
Segundo os
Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), documento que serve como
referência para organização dos currículos escolares na educação básica, os
conteúdos da Educação Física é: os esportes, os jogos, as lutas, as ginásticas,
atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo.
Partindo
desta referência, optamos, em nosso estudo, destacar o jogo de regra por
entendermos ser ele um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação
Física na escola e o que mais se aproxima do interesse dos alunos, nos diversos
ciclos de escolarização.
Entendemos, à
luz de significativos estudos, como Dell’Agli (2002), Souza (2002), Kishimoto
(2006), Monteiro (2006) e André (2007), que, guardadas as devidas
especificidades, o jogo de regra agrega valor no contexto educacional, de forma
geral, e da Educação Física mais especificamente.
A partir da
realidade apresentada, e ciente da complexidade desta temática, decidimos
analisar a utilização do jogo de regras nas aulas de Educação Física através da
ótica do professor de Educação Física, buscando identificar as intenções que
motivam o professor a selecionar o jogo de regra como conteúdo das aulas, quais
os critérios que utiliza para tal intento e em que bases teóricas fundamentam a
sua ação pedagógica.
Atividade:
1)– Falar sobre a educação seus jogos
suas regras e suas representações sociais.
Conclusão da nossa atividade: essa
atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual para que o aluno
tenha uma fonte de pesquisa presente, e que nas próximas aulas possa entender
melhor sobre a educação física seus jogos suas regras e suas representações
sociais.
Obs. Importante depois de estudar e copiar sobre
educação física e suas regras e representações sociais, não se esquecendo da
data e série e nome.
Boa aula! Jovens!
Professor: Fabio Venâncio de Oliveira!!