segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Aula de Biologia 3 ano B

 

Aula de Biologia 3  ano B

Data-25/01/21

Bom dia, meninos (as)!  Esperamos que estejam todos bem!

 

 Bem na aula de hoje gostaria de desejar minhas boas vindas a todos os alunos e alunas da sala do segundo ano B.

Continuando a aula de hoje vamos fazer uma aula inaugural sobre os métodos de identificar as teorias de conceitos básicos da genética,

 

Identificar as teorias e os conceitos básicos da Genética, relacionando com a “revolução” do conhecimento.

 

Há exatos dezenove anos, mais precisamente na data de 21 de junho de 2000,
um dos anúncios mais esperados nos últimos tempos pela comunidade científica era
feito: simultaneamente nos Estados Unidos e em Londres o presidente Bill Clinton e o
primeiro ministro Tony Blair divulgaram, o que segundo eles seria uma nova era para
a humanidade, o sequenciamento do genoma humano. O “rascunho da vida” como
denominou traria novas expectativas quanto à doenças incuráveis, desafios éticos,
novas propostas tecnológicas para a pesquisa, mas principalmente uma acessibilidade
muito maior ao conceito de genética para a população.
Desde então uma revolução molecular pôde ser observada, novos conceitos
adentraram às salas de aula, novos equipamentos evoluíram os laboratórios de
pesquisa, novos e milhares de artigos passaram a publicar quase que “em tempo real”
as descobertas no campo ambiental, microbiológico, industrial e da saúde. Podemos
dizer também que a genética chegou como nunca às mesas das famílias, deixando de
ser um assunto apenas dos cientistas.
Portanto a literatura aqui apresentada e intitulada “Conceitos básicos da
genética” torna-se relevante não apenas por abordar assuntos relativos à comunidade
acadêmica, mas principalmente por demonstrar a diversidade de áreas que hoje utilizam
das ferramentas genéticas e moleculares em seus estudos que estão diretamente
relacionados ao dia-a-dia da população.
Cada vez mais, o acelerado mundo das descobertas científicas caminha a passos
largos e rápidos no sentido de transformar a pesquisa básica em aplicada, portanto é
relevante destacar que investimentos e esforços nessa área contribuem grandemente
com o desenvolvimento de uma nação. A genética como sabemos possui um campo
vasto de aplicabilidades que podem colaborar e cooperar grandemente com os
avanços científicos e tecnológicos.
Esperamos que seja apenas o primeiro de muitos outros livros na área, já que a
cada dia novas tecnologias genéticas tornam-se acessíveis e novas descobertas são
possíveis. Parabenizamos cada autor pela teoria bem fundamentada aliada à resultados
promissores, e principalmente à Atena Editora por permitir que o conhecimento seja
difundido e disponibilizado para que as novas gerações se interessem cada vez mais
pelo ensino e pesquisa em genética.
classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo. É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo.

No sistema de classificação biológica são usadas as categorias para agrupar os organismos segundo as suas semelhanças.

A categoria básica é a espécie, que se define como os seres semelhantes que são capazes de se reproduzir naturalmente e gerar descendentes férteis.

Animais da mesma espécie são reunidos em outra categoria, o gênero. Todos que pertencem ao mesmo gênero são agrupados em famílias, que são agrupadas em ordens, que por sua vez se reúnem em classes, reunidos em filos e por fim temos os reinos.

Os reinos são, portanto, a última categoria na hierarquia e se subdividem até chegar à espécie, categoria mais básica. Então, temos:

 

Atividade:

 

1)- Escrever sobre as teorias e o conceito de genética relacionado com a revolução do conhecimento.

 

Conclusão da nossa atividade: essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual para que o aluno tenha uma fonte de pesquisa presente, e que na próxima aula possa entender melhor sobre o conceito de genética relacionado com a revolução do conhecimento.

 

Obs. Importante depois de estudar e sobre os conceitos básicos de genética  relacionados com a revolução do conhecimento, não se esquecendo da data e série e nome.

Boa aula! Jovens!

 Professor: Fabio Venâncio de Oliveira!