Aula de Biologia 3 ano B
Data-25/01/21
Bom dia, meninos (as)! Esperamos
que estejam todos bem!
Bem na
aula de hoje gostaria de desejar minhas boas vindas a todos os alunos e alunas
da sala do segundo ano B.
Continuando a aula de hoje vamos fazer uma aula
inaugural sobre os métodos de identificar as teorias de conceitos básicos da
genética,
Identificar as teorias e os conceitos
básicos da Genética, relacionando com a “revolução” do conhecimento.
Há exatos
dezenove anos, mais precisamente na data de 21 de junho de 2000,
um dos anúncios mais esperados nos últimos
tempos pela comunidade científica era
feito: simultaneamente nos Estados Unidos e em
Londres o presidente Bill Clinton e o
primeiro ministro Tony Blair divulgaram, o que
segundo eles seria uma nova era para
a humanidade, o sequenciamento do genoma humano.
O “rascunho da vida” como
denominou traria novas expectativas quanto à
doenças incuráveis, desafios éticos,
novas propostas tecnológicas para a pesquisa,
mas principalmente uma acessibilidade
muito maior ao conceito de genética para a
população.
Desde então uma revolução molecular pôde ser
observada, novos conceitos
adentraram às salas de aula, novos equipamentos
evoluíram os laboratórios de
pesquisa, novos e milhares de artigos passaram a
publicar quase que “em tempo real”
as descobertas no campo ambiental,
microbiológico, industrial e da saúde. Podemos
dizer também que a genética chegou como nunca às
mesas das famílias, deixando de
ser um assunto apenas dos cientistas.
Portanto a literatura aqui apresentada e
intitulada “Conceitos básicos da
genética” torna-se relevante não apenas por
abordar assuntos relativos à comunidade
acadêmica, mas principalmente por demonstrar a
diversidade de áreas que hoje utilizam
das ferramentas genéticas e moleculares em seus
estudos que estão diretamente
relacionados ao dia-a-dia da população.
Cada vez mais, o acelerado mundo das descobertas
científicas caminha a passos
largos e rápidos no sentido de transformar a
pesquisa básica em aplicada, portanto é
relevante destacar que investimentos e esforços
nessa área contribuem grandemente
com o desenvolvimento de uma nação. A genética
como sabemos possui um campo
vasto de aplicabilidades que podem colaborar e
cooperar grandemente com os
avanços científicos e tecnológicos.
Esperamos que seja apenas o primeiro de muitos
outros livros na área, já que a
cada dia novas tecnologias genéticas tornam-se
acessíveis e novas descobertas são
possíveis. Parabenizamos cada autor pela teoria
bem fundamentada aliada à resultados
promissores, e principalmente à Atena Editora
por permitir que o conhecimento seja
difundido e disponibilizado para que as novas
gerações se interessem cada vez mais
pelo ensino e pesquisa em genética.
A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que
organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo
com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco
evolutivo. É usada a nomenclatura científica que facilita a identificação dos
organismos em qualquer parte do mundo.
No sistema de classificação biológica são usadas as categorias
para agrupar os organismos segundo as suas semelhanças.
A categoria básica é a espécie, que se define como os seres
semelhantes que são capazes de se reproduzir naturalmente e gerar descendentes
férteis.
Animais da mesma espécie são reunidos em outra categoria, o
gênero. Todos que pertencem ao mesmo gênero são agrupados em famílias, que são
agrupadas em ordens, que por sua vez se reúnem em classes, reunidos em filos e
por fim temos os reinos.
Os reinos são, portanto, a última categoria na hierarquia e se
subdividem até chegar à espécie, categoria mais básica. Então, temos:
Atividade:
1)- Escrever sobre as teorias e o
conceito de genética relacionado com a revolução do conhecimento.
Conclusão
da nossa atividade: essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma
individual para que o aluno tenha uma fonte de pesquisa presente, e que na
próxima aula possa entender melhor sobre o conceito de genética relacionado com
a revolução do conhecimento.
Obs. Importante depois de estudar e sobre os conceitos básicos de
genética relacionados com a revolução do
conhecimento, não se esquecendo da data e série e nome.
Boa aula! Jovens!
Professor: Fabio Venâncio de Oliveira!