Olá pessoal muito bom dia!! Prof. Valmir Xavier.
Coloquei a foto, caso tenha na turma alguém que veio de transferência e ainda não não me conheça.
Então pessoal, estaremos nesse início de ano, trabalhando com as disciplinas de História e Projeto de Vida. Estaremos de forma remota ainda, esperamos em Deus que muito em breve possamos voltar presencial. Para tanto, continuo contando com o mesmo empenho e responsabilidade de vocês quanto a participação nas aula e transcrição dos conteúdos, que deverá desde agora ter um caderno separado para cada matéria. Estarei por aqui como sempre prontos para auxiliá-los e mediar o conhecimento junto com vocês.
LEIA COM
ATENÇÃO:
Antes que
vocês me perguntem o que se estuda em projeto de vida, vamos lá... Nos dias
atuais, as informações e seus mecanismos de respostas já prontas, chegam em
tempo real para cada um de nós nas nossas mãos por meio dos aparelhos de
celulares, tablets e ou outros... Assim a sociedade tem ganhos significativos por um lado, e percas não menos relevante por outro. O que
apresentamos aqui, é a busca de um alinhamento do que VOCÊ quer, com o que VOCÊ faz.
Tudo o que queremos na vida e para a vida, precisa ter um significado
particular para cada um de nós. É comum dar pouca ou nenhuma importância a
aquilo que não vemos nenhum significado.
Cumpre-se aqui então o papel da escola e da disciplina Projeto de Vida, auxiliar o jovem a se descobrir e dar a devida importância ao que a vida lhe oferece e pode estar em suas mãos, bem como o caminho mais fácil para VOCÊ alcançar seus objetivos.
Com base em uma pesquisa sobre O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS, e a coerência entre o que se ensina nas escolas e a concretização dos projetos de vida dos estudantes, conseguiram ver grandes divergências.
Leia com atenção o texto abaixo e em seguida, registre em seu caderno a resposta da pergunta que está lá no final:
FALTAM
COMPETÊNCIAS
JOVENS:
Sentem-se mal orientados e pouco
preparados para lidar com desafios cotidianos, na faculdade e no trabalho.
PROFESSORES, EMPREGADORES E ONGs
Sentem falta de competências básicas nos jovens que acabaram
de se formar e com os quais interagem.
Que
competências básicas são essas?
1-COMUNICAÇÃO
*Os jovens não conseguem interpretar o que leem.
*Sentem dificuldade para escrever textos simples no dia a
dia, como e-mails.
*Não sabem expressar ideias e argumentos oralmente.
“Quando recebe o e-mail, ele [o jovem] tem muita dificuldade em entender qual é o produto certo para o cliente que ele atende todos os meses.”
Empregador de São Paulo Indústria de
Pequeno Porte
“Se eu falo que
parte da avaliação é oral, eles só faltam chorar. Pedem para substituir a
atividade. “ Professor de São Paulo Humanas Tecnológico
“A
comunicação durante a venda não é boa. Às vezes eles não entendem o que o
cliente solicita.” Empregador do Rio de Janeiro Comércio
de Pequeno Porte
2- RACIOCÍNIO
LÓGICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Os jovens têm dificuldade de conectar e encadear diferentes
ideias.
Não dominam
conteúdos e conceitos básicos de matemática, como aritmética e representação
gráfica.
Não conseguem lidar com questões financeiras, seja na vida
pessoal ou no trabalho.
“Acredito que tive dificuldades em matemática, porque errei alguns
trocos no caixa, então tive que correr atrás para aprender porcentagem para dar
os descontos corretos.” Jovem de Anápolis -Trabalha
“Mudamos
a política de comissão. Você tenta explicar, mas não conseguem fazer a conta.” Empregador de São Paulo Comércio de Pequeno
Porte.
“Hoje, o aluno não consegue esquematizar o problema na cabeça,
não consegue buscar alternativas para resolver esse problema.” Professor do Rio de Janeiro Humanas
PERGUNTA:
VOCÊ SE VIU EM ALGUMA DAS RESPOSTAS ? EXPLIQUE POR QUE: