quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

1º ANO A PROJETO DE VIDA PROF. VALMIR XAVIER

 Olá pessoal muito bom dia!! Prof. Valmir Xavier.

Coloquei a foto, caso tenha na turma alguém que veio de transferência e ainda não não me conheça.

Então pessoal, estaremos nesse início de ano, trabalhando com as disciplinas de História e Projeto de Vida. Estaremos de forma remota ainda, esperamos em Deus que muito em breve possamos voltar presencial. Para tanto, continuo contando com o mesmo empenho e responsabilidade de vocês quanto a participação nas aula e transcrição dos conteúdos, que deverá  desde agora ter um caderno separado para cada matéria. Estarei por aqui como sempre prontos para auxiliá-los e mediar o conhecimento junto com vocês.   

LEIA COM ATENÇÃO:

Antes que vocês me perguntem o que se estuda em projeto de vida, vamos lá... Nos dias atuais, as informações e seus mecanismos de respostas já prontas, chegam em tempo real para cada um de nós nas nossas mãos por meio dos aparelhos de celulares, tablets e ou outros... Assim a sociedade tem ganhos significativos por um lado, e percas não menos relevante por outro. O que apresentamos aqui, é a busca de um alinhamento do que VOCÊ quer, com o que VOCÊ faz. Tudo o que queremos na vida e para a vida, precisa ter um significado particular para cada um de nós. É comum dar pouca ou nenhuma importância a aquilo que não vemos nenhum significado.

Cumpre-se aqui então o papel da escola e da disciplina Projeto de Vida, auxiliar o jovem a se descobrir e dar a devida importância ao que a vida lhe oferece e pode estar em suas mãos, bem como o caminho mais fácil para VOCÊ alcançar seus objetivos.

Com base em uma pesquisa sobre  O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS, e a coerência  entre o que se ensina nas escolas e a concretização dos projetos de vida dos estudantes, conseguiram ver grandes divergências. 

Leia com atenção o texto abaixo e em seguida, registre em seu caderno a resposta da pergunta que está lá no final:


FALTAM COMPETÊNCIAS

JOVENS:

 Sentem-se mal orientados e pouco preparados para lidar com desafios cotidianos, na faculdade e no trabalho.

PROFESSORES, EMPREGADORES E ONGs

Sentem falta de competências básicas nos jovens que acabaram de se formar e com os quais interagem.

Que competências básicas são essas?

1-COMUNICAÇÃO

*Os jovens não conseguem interpretar o que leem.

*Sentem dificuldade para escrever textos simples no dia a dia, como e-mails.

*Não sabem expressar ideias e argumentos oralmente.

“Quando recebe o e-mail, ele [o jovem] tem muita dificuldade em entender qual é o produto certo para o cliente que ele atende todos os meses.”

Empregador de São Paulo Indústria de Pequeno Porte

“Se eu falo que parte da avaliação é oral, eles só faltam chorar. Pedem para substituir a atividade. “  Professor de São Paulo Humanas Tecnológico

“A comunicação durante a venda não é boa. Às vezes eles não entendem o que o cliente solicita.” Empregador do Rio de Janeiro Comércio de Pequeno Porte

 

2- RACIOCÍNIO LÓGICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Os jovens têm dificuldade de conectar e encadear diferentes ideias.

Não dominam conteúdos e conceitos básicos de matemática, como aritmética e representação gráfica.

Não conseguem lidar com questões financeiras, seja na vida pessoal ou no trabalho.

“Acredito que tive dificuldades em matemática, porque errei alguns trocos no caixa, então tive que correr atrás para aprender porcentagem para dar os descontos corretos.” Jovem de Anápolis -Trabalha

“Mudamos a política de comissão. Você tenta explicar, mas não conseguem fazer a conta.” Empregador de São Paulo Comércio de Pequeno Porte.

“Hoje, o aluno não consegue esquematizar o problema na cabeça, não consegue buscar alternativas para resolver esse problema.” Professor do Rio de Janeiro Humanas

PERGUNTA:

VOCÊ SE VIU EM ALGUMA DAS RESPOSTAS ? EXPLIQUE POR QUE: