terça-feira, 3 de novembro de 2020

PROJETO DE VIDA- 2º ANO B IVONETE

Aula Projeto de Vida - 2º ano B.
Professora: Ivonete de Souza Alves.
Data: 03/11/2020.

ATIVIDADE PARA PORTFÓLIO

Bom dia turmaa! Tudo bem com vocês?! Vamos para mais uma aula de projeto de vida! Lembrem -se de anotar tudo no portfólio  e me enviarem fotos no número (62) 99322-1617.

Leia o texto e responda as atividades:

Texto: "Família e Escola"

“Comparados a outros seres, somos um animal frágil: possuímos reduzida força física, não temos muita velocidade de deslocamento, nossa pele é pouco resistente ao clima e agressões, não nadamos bem e não voamos, não resistimos mais do que alguns dias sem água e alimento, nossa infância é muito demorada e temos de ser cuidados por longo tempo.

    Ora, vivemos em um planeta que oferece condições de vida muito especializadas; um animal como nós não teria chance nas regiões polares, nas desérticas, nas florestas equatoriais, nas de inverno inclemente, nos oceanos, etc. [...]

O que vai nos diferenciar, de fato, é que só o animal humano é capaz de ação transformadora consciente, ou seja, é capaz de agir intencionalmente (e não apenas instintivamente ou por reflexo condicionado) em busca de uma mudança no ambiente que o favoreça.  

Essa ação transformadora consciente é exclusiva do ser humano e a chamamos trabalho ou práxis; é consequência de um agir intencional que tem por finalidade a alteração da realidade de modo a moldá-la às nossas carências e inventar o ambiente humano. [...]

Se o trabalho é o instrumento, qual é o nome do efeito de sua realização? Nós o denominamos Cultura (conjunto dos resultados da ação do humano sobre o mundo por intermédio do trabalho). [...]

[...] Em suma, o Homem não nasce humano e, sim, torna-se humano na vida social e histórica, no interior da Cultura.  

[...] Um dos produtos ideais da cultura são os valores, por nós criados para o existir humano, pois, quando os inventamos, estruturamos uma hierarquia para as coisas e acontecimentos, de modo a estabelecer uma ordem na qual tudo se localize e encontre seu lugar apropriado. [...]

O principal canal de conservação e inovação dos valores e conhecimentos são as instituições sociais como a família e a Igreja, o mercado profissional, a mídia, a escola etc.[...] ao contrário dos outros seres vivos, nós os humanos, dependemos profundamente de processos educativos para nossa sobrevivência (não carregamos em nosso equipamento genético instruções suficientes para a produção da existência) e, desse prisma, a Educação é instrumento balisar para nós.

No entanto, a Educação pode ser compreendida em duas categorias centrais: educação vivencial e espontânea, o “vivendo e aprendendo” (dado que estar vivo é uma contínua situação de ensino/aprendizado), e educação intencional ou propositada, deliberada e organizada em locais predeterminados e com instrumentos específicos (representada pela Escola e, cada vez mais, pela mídia). ”

ATIVIDADES

1. Conforme o texto apresentado, a espécie humana enfrenta muitas dificuldades de adaptação e sobrevivência, mas se serve de sua inteligência para criar maneiras de compensar suas fraquezas. Considerando sua leitura e reflexão, responda às perguntas que seguem abaixo:

 A) Segundo o texto, somos seres frágeis. Por que ele afirma isso? 

c) O que nos diferencia dos outros seres vivos? 

d) Na sua opinião qual a importância da educação para o ser humano? 

BOA ATIVIDADE!! 💓
Professora Ivonete