quarta-feira, 18 de novembro de 2020

HISTÓRIA 9º ANO A PROF. VALMIR XAVIER

 OLÁ MENINOS!! BOM DIA MAIS UMA VEZ! QUE BOM PODERMOS ACORDAR, SORRIR, TRABALHAR, BRINCAR...ISSO É VIDA!!

VAMOS CORRIGIR ATIVIDADES?! CAPRICHA AI VAI... 

Atividades do livro do aluno a partir da pág. 272.

1-    Qual foi a causa da estagnação do setor agrícola na União Soviética no final dos anos 70? A sucessão de rigorosos invernos.

2-    Para enfrentar os grandes desafios do período, o governo Gorbatchev implantou duas reformas específicas conhecidas como “perestroika e glasnost”. Qual o significado de cada uma? A primeira significa reestruturação econômica, dinamizando o desenvolvimento do país superando o atraso tecnológico; a segunda, abertura política, destinava-se a diminuir o controle burocrático do Partido Comunista, acabando com o centralismo político.

3-    O que tecve de tão importante no acordo assinado em 1991 no chamado “Acordo de Mensk”? Com as assinaturas dos presidentes da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, criaram a CEI- Comunidade dos Países Independentes, extinguindo a União Soviética como entidade política.

4-    Observe o mapa da página 274 e relacione alguns países que estão na área de influencia do polo de poder do Japão: Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Malásia, Camboja e Vietnã.

5-      Qual o continente está na área de influência da União Europeia? O continente africano