OLÁ PESSOAL BOM DIAAAAA!!! É SEMPRE MUITO BOM ACORDARMOS E ESTARMOS JUNTOS POR AQUI. QUE CONTINUEMOS ASSIM!!
Primeiro a correção das duas atividades da aula anterior...
1
a) V
b) F
c) V
d) V
2- A descolonização não significou apenas a independência política das colônias. Na maioria dos casos, a situação econômica deteriorou-se progressivamente.
· A maior parte dos países, sobretudo os africanos, sofre de instabilidade política devido a frequentes guerras civis, golpes de Estado e ditaduras militares.
· O crescimento demográfico, a estagnação econômica, as epidemias e as guerras étnicas deterioraram seriamente o padrão de vida de boa parte dos afro-asiáticos.
· Os sucessivos desastres naturais – secas, inundações, tufões, tsunamis – têm ocasionado terríveis catástrofes humanas em várias regiões da África e da Ásia.
· A maioria dos países africanos e asiáticos passou a fazer parte do Terceiro Mundo (conjunto de países subdesenvolvidos). A ausência de políticas adequadas e de programas de cooperação às vezes faz com que eles se distanciem cada vez mais do mundo desenvolvido.
Agora usaremos o livro didático, a partir da pagina 272 e resolveremos as seguintes questões:
1- 1- Qual foi a causa da estagnação do setor agrícola na União Soviética no final dos anos 70?
2- 2- Para enfrentar os grandes desafios do período, o governo Gorbatchev implantou duas reformas específicas conhecidas como “perestroika e glasnost”. Qual o significado de cada uma?
3- 3- O que aconteceu de tão importante no acordo assinado em 1991 no chamado “Acordo de Mensk”?
4- 4- Observe o mapa da página 274 e relacione alguns países que estão na área de influencia do polo de poder do Japão:
5- 5- Qual o continente está na área de influência da União Europeia?