sexta-feira, 13 de novembro de 2020

HISTÓRIA 9º ANO A PROF. VALMIR XAVIER

 OLÁ PESSOAL BOM DIAAAAA!!! É SEMPRE MUITO BOM ACORDARMOS E ESTARMOS JUNTOS POR AQUI. QUE CONTINUEMOS ASSIM!!

Primeiro a correção das duas atividades da aula anterior...

1

a) V

b) F

c) V

d) V

2- descolonização não significou apenas a independência política das colônias. Na maioria dos casos, a situação econômica deteriorou-se progressivamente.

·           A maior parte dos países, sobretudo os africanos, sofre de instabilidade política devido a frequentes guerras civis, golpes de Estado e ditaduras militares.

·           O crescimento demográfico, a estagnação econômica, as epidemias e as guerras étnicas deterioraram seriamente o padrão de vida de boa parte dos afro-asiáticos.

·           Os sucessivos desastres naturais – secas, inundações, tufões, tsunamis – têm ocasionado terríveis catástrofes humanas em várias regiões da África e da Ásia.

·           A maioria dos países africanos e asiáticos passou a fazer parte do Terceiro Mundo (conjunto de países subdesenvolvidos). A ausência de políticas adequadas e de programas de cooperação às vezes faz com que eles se distanciem cada vez mais do mundo desenvolvido.

Agora usaremos o livro didático, a partir da pagina 272 e resolveremos as seguintes questões:

1-    1- Qual foi a causa da estagnação do setor agrícola na União Soviética no final dos anos 70? 

2-  2-   Para enfrentar os grandes desafios do período, o governo Gorbatchev implantou duas reformas específicas conhecidas como “perestroika e glasnost”. Qual o significado de cada uma? 

3-   3-  O que aconteceu de tão importante no acordo assinado em 1991 no chamado “Acordo de Mensk”? 

4-    4- Observe o mapa da página 274 e relacione alguns países que estão na área de influencia do polo de poder do Japão: 

5-      5- Qual o continente está na área de influência da União Europeia?