OLÁ PESSOAL BOM DIA!! VAMOS CONTINUAR EMPENHADOS EM DESENVOLVER BEM NOSSAS ATIVIDADES, ESTAMOS SEMPRE CONTANDO COM ESSE EMPENHO DE VOCÊS OK!
Hoje faremos uma longa atividade de revisão. Leiam os textos com bastante calma e atenção, porém NÃO precisa copiá-los. COPIE APENAS AS ATIVIDADES.
Leia o texto a
seguir:
Construção da identidade brasileira
A construção da identidade brasileira constituiu-se como um processo histórico, cultural e político desde a Independência, em 1822. Os esforços para se constituir a identidade brasileira, que também é chamada de brasilidade, estão ligados à necessidade de uma coesão social que acompanhe a existência de um Estado que administra todo o território nacional. Dessa forma, a manutenção de uma máquina administrativa comum a todo o território nacional foi um primeiro passo na construção da identidade.
Contribuiu
ainda para a existência da identidade nacional o fato de a língua portuguesa
ser comum a todo o território, apesar de suas particularidades regionais. A
língua seria então um elemento no conjunto de elementos culturais comuns
que são constitutivos da cultura nacional. O Brasil é conhecido por ser um país
multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da
construção da identidade nacional Brasileira, uma formação étnica que possui
como principais elementos o negro africano, o indígena nativo e o branco
europeu.
Porém,
durante o Primeiro Reinado e o Período Regencial, não houve grandes avanços na
construção da identidade nacional, a não ser a formação de forças repressivas
militares para garantir a ordem latifundiária e escravocrata em todo o
território nacional. Os conflitos separatistas provinciais das décadas de 1830
e 1840 eram um obstáculo à integralidade territorial e à coesão social do país
recém-independente.
A
forma com que esses conflitos foram reprimidos permite perceber que a violência
repressiva do Estado contra conflitos sociais que pretendiam alterar a ordem
vigente passou também a ser constitutiva da identidade nacional. A cultura da
violência estatal permeou desde o início a formação da identidade nacional.
Ainda
durante a Regência houve outros esforços nesse processo de construção
identitária. A criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em
1838 foi o primeiro passo na tentativa estatal de refletir sobre temas que
estariam relacionados à nação brasileira.
Anos
depois, no âmbito da Literatura, o surgimento do Romantismo
buscou também contribuir com a construção dessa identidade. As obras de José de
Alencar foram um exemplo de aliar a imagem da nação brasileira às suas belezas
naturais, como também a mitificação do indígena como componente principal da
nação brasileira. Esse trabalho literário e cultural buscava criar uma
interpretação genuinamente brasileira, afastada das influências estrangeiras.
Apesar
dessas tentativas de unificação de elementos culturais do que seria a
brasilidade, a grande extensão do território nacional e suas diferentes formas
de ocupação resultaram em uma diversidade de manifestações culturais regionais.
A Proclamação da República e o federalismo instituído na administração do
Estado espelharam um fortalecimento de movimentos culturais regionais,
principalmente os ligados à decadente aristocracia das regiões não afetadas
pelo crescimento econômico de início do século XX. Um exemplo foi o Manifesto
Regionalista de Gilberto Freyre, publicado em 1926.
Porém,
ao mesmo tempo, houve esforços para a criação de símbolos culturais nacionais,
como a mitificação da figura de Tiradentes como um herói libertador do Brasil.
O Movimento Modernista da década 1920 buscava também encontrar as raízes da
sociedade brasileira, afirmando o nacionalismo como um estágio para se chegar
ao universal. Para alcançar essa pretensão, Mário de Andrade realizou uma
extensa viagem pelo Brasil, pesquisando, compilando e estudando os elementos
que faziam parte da cultura brasileira.
Um
esforço nacional estatal para a difusão de uma cultura brasileira comum iria se
fortalecer após a Revolução de 1930. A chegada de Getúlio Vargas ao poder
representou um novo momento de centralização política, auxiliado pela criação de
instituições que pretendiam uniformizar práticas administrativas, como o
Ministério do Trabalho e a política de oferecimento de uma educação básica
comum. Neste último caso, a padronização dos currículos escolares buscava
veicular um conteúdo nacional via processo educativo institucional, levando
ainda a uma erradicação dos traços culturais das minorias étnicas que não eram
aceitos como componentes identitários.
Vargas
utilizou também os novos meios de comunicação, principalmente o rádio, para
difundir essa cultura nacional uniformizada. Passaram a ganhar contornos de
representação cultural nacional o samba, o futebol e pratos culinários. No
exterior, existiu também uma tentativa de criar uma imagem da cultura nacional,
da qual Carmem Miranda é a principal expressão.
Entre
as décadas de 1940 e 1960, a construção da identidade nacional passou a ser
realizada levando em consideração a luta contra o que era considerado uma
influência colonial, do que era vindo da Europa ou dos EUA. A partir da década
de 1960, com a ditadura militar e sua centralização autoritária e repressiva,
aliadas à difusão da televisão pelos domicílios, um novo momento de difusão de
elementos culturais foi conhecido. As telenovelas passaram também a auxiliar na
exposição de práticas sociais consideradas expoentes da brasilidade.
Só
que a partir desse período, a entrada cada vez maior do capital estrangeiro na
economia e a apresentação de um ideal de modo de vida cada vez mais próximo do
estadunidense influenciaram o processo contínuo de formação da identidade
nacional, momento ainda vivenciado no século XXI.
Disponível:< https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-identidade-nacao-brasileira.htm> acesso 08 de setembro de 2020. [adaptado]
Atividades
1.
Faça uma análise da imagem e do texto a seguir e responda:
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
a) Você se identifica com a imagem acima?
b) O
que a imagem quer dizer sobre a identidade brasileira?
c) O
que é identidade para você?
d) O que é “ser brasileiro”?
Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5469/o-que-e-ser-brasileiro-a-criacao-da-identidade-nacional-no-seculo-xix> acesso 09 de setembro de 2020. [adaptada]
2. A construção da identidade brasileira constituiu-se como um
processo histórico, cultural e político desde a Independência, em 1822. Sobre a
Identidade Nacional Brasileira marque (V) Verdadeiro e (F) Falso/Fake:
a) ( ) Contribuiu ainda para a existência da
identidade nacional o fato de a língua portuguesa ser comum a todo o
território, apesar de suas particularidades regionais.
b) ( ) Durante o Primeiro Reinado e o Período
Regencial, não houve grandes avanços na construção da identidade nacional a não
ser a formação de forças repressivas militares para garantir a ordem
latifundiária e escravocrata em todo o território nacional.
c) ( ) A cultura da violência estatal permeou desde
o início a formação da identidade nacional.
d) ( ) No âmbito da Literatura, o surgimento do Romantismo atrapalhou e vulgarizou bastante a construção dessa identidade
3. O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da construção da identidade nacional Brasileira
a) (
) os imigrantes árabes, japoneses, italianos e alemães.
b) (
) imigrantes italianos, espanhóis
e os imigrantes árabes.
c) ( ) Astecas, imigrantes árabes e os imigrantes
japoneses e italianos.
d) (
)os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os
africanos, povo que aqui foi escravizado.
Se possível, assista este vídeo complementar: MEU VÍDEO👇
Leia o texto a seguir:
Cultura brasileira
A cultura brasileira é rica e diversa, o
que se explica pela formação geográfica e histórica do país. Indígenas,
africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção.
Nossos
hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses,
entre outros, devido à colonização, à imigração e
aos povos que já habitavam aqui.
São elementos característicos da cultura brasileira
a música popular, a literatura,
a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval,
e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
O
carnaval é uma das principais manifestações culturais brasileiras.
Como a cultura brasileira nasceu?
Com a
chegada dos portugueses e o início da colonização, a cultura europeia foi introduzida, à força, nos povos indígenas, e as missões da Companhia de Jesus (formadas por
padres jesuítas)
vieram para o Brasil com o intuito de catequizar os índios.
No
século XVII, devido ao grande número de engenhos de cana-de-açúcar, os europeus começaram a capturar e trazer os negros
africanos, à força, para o Brasil, como escravos.
Esses, tiranicamente escravizados, trouxeram consigo elementos da sua cultura e
de seus hábitos, como as religiões de matriz africana, a
sua culinária e seus instrumentos musicais.
No século
XIX, o Brasil vivenciou mais um processo migratório composto
por trabalhadores italianos que vieram trabalhar nas lavouras de café,
quando os primeiros indícios da abolição da escravatura já apontavam no governo brasileiro. Outros grandes
fluxos migratórios significativos aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial, quando japoneses, alemães e judeus buscaram refúgio em
terras brasileiras.
Toda
essa vastidão de povos provocou a formação de uma cultura plural e de culturas
diferentes. As diferenças geográficas também contribuíram para que o
processo cultural brasileiro se tornasse plural e diversificado. Se
considerarmos como exemplo a música sertaneja de raiz, encontramos nela
elementos que remetem à vida no campo. Já o funk carioca fala da vida
nas favelas,
de onde ele surgiu. A literatura de cordel, por sua vez, trata de temas
recorrentes ao sertanejo nordestino, enquanto os elementos da vida
gaúcha tratam da vida dos povos que se estabeleceram no Sul do país, sob influência de alemães e argentinos.
Hábitos e costumes
Os
costumes brasileiros são variados. Tratando de termos morais, a nossa
influência toma como base, principalmente, a moral judaico-cristã. O
cristianismo constitui a maior influência para a formação de nosso povo,
principalmente pela vertente católica,
que compõe o maior grupo religioso brasileiro. Também sofremos influências
morais de outros povos que vieram para o Brasil por meio dos fluxos
migratórios, como os africanos.
A
diversidade de hábitos e costumes morais também se deu por conta
dos regionalismos que foram surgindo ao longo do tempo. Por possuir
um território de proporções continentais, o Brasil viu, ao longo de sua
história, o desenvolvimento de diferentes vertentes culturais, devido
às diferenças geográficas que separam o território.
Pensando
em termos culinários (a culinária é um valioso elemento cultural de
um povo), temos pratos típicos e ingredientes que provêm da cultura indígena, dos estados nordestinos e do Centro-Oeste brasileiro, por exemplo. Enquanto vatapá e acarajé são
pratos típicos baianos de origem africana, os habitantes do Cerrado consomem pequi, e a culinária tradicional
paulista é fortemente influenciada pela culinária portuguesa e
italiana.
Influências
• Influência europeia
A cultura europeia é uma das principais fornecedoras de elementos culturais para o Brasil. Foram os europeus que mais migraram para o país. Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.
• Influência indígena
Hoje nós
consumimos pratos típicos indígenas, além de incorporarmos em nosso
vocabulário palavras oriundas da família linguística tupi-guarani. A
tapioca é um alimento feito de mandioca e sua origem é tupi-guarani. Palavras
como caju, acerola, guaraná, mandioca e
açaí têm origem indígena, além do hábito alimentar que desenvolvemos
comendo esses frutos e da mandioca ter nascido na cultura indígena antes da
chegada dos portugueses.
Cultura brasileira atual
Atualmente,
a cultura brasileira sofre diversas influências além daquelas raízes apontadas
no tópico anterior. A cultura brasileira atual é influenciada fortemente
pelos elementos da indústria cultural. Além desses fatores, existem outros oriundos da cultura produzida
nas periferias, que não necessariamente são frutos da indústria cultural.
Alguns elementos
culturais do século XX também resistem e colocam-se como fatores que ainda
influenciam a cultura brasileira atual, como o carnaval, que movimenta grande
parte da população brasileira entre os meses de fevereiro e março de cada ano.
4. Identifique as principais
contribuições culturais dos negros, dos índios e dos europeus na formação do
povo brasileiro e que podem ser percebidas na atualidade e relacione as no
quadro abaixo.
Negros |
|
Índios
|
|
Europeus |
|
b) ( ) Capoeira
c) ( ) Umbanda
d) ( ) Candomblé
6. A cultura brasileira é rica e diversa, o que se explica pela formação geográfica e histórica do país. Indígenas, africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção. Sobre os elementos que são propriamente brasileiros marque a alternativa correta:
a) ( ) A literatura de cordel é um exemplo de
elemento cultural genuinamente brasileiro
b) ( ) A
capoeira é tipicamente brasileira e foi exportada para a África.
c) ( ) Vatapá e acarajé são pratos típicos
brasileiros que foram exportados para os Africanos.
d) ( ) O Sushi é uma comida tipicamente Brasileira que foi ensinada aos Japoneses.
7. “O Brasil é um país multicultural, a nossa origem tem a mistura do índio, do branco e do negro, os primeiros que aqui chegaram, respectivamente. E desde seu povoamento, não parou mais de chegar gente, de todos os lugares, de todas etnias, imigrantes italianos, alemães, espanhóis, japoneses, libaneses e outros. O Brasil é dividido por regiões distintas, em cada região do Brasil encontramos singularidade, aspectos regionais que diferenciam sua população, seus hábitos, seus costumes, suas crenças, e seu modo de ser.
Em concordância com o texto a charge a seguir ilustra essa diversidade cultural existente no Brasil desde sua constituição. Com base nos seus conhecimentos adquiridos nessa atividade, elabore um breve texto sobre os diferentes aspectos culturais de Goiás, ou seja, suas crenças, ideias, mitos, valores, danças típicas, festas populares, culinária, modos de se vestir, entre outros; a história dessa região e sua trajetória.