quarta-feira, 25 de novembro de 2020

HISTÓRIA 7º ANO A PROF. VALMIR XAVIER

 OLÁ PESSOAL MUITO BOM DIA A TODOS!  CONTINUAREMOS NOSSAS ATIVIDADES DANDO O NOSSO MELHOR SEMPRE! 

Nossa aula de hoje vamos CORRIGIR as atividades  sobre CONSCIÊNCIA NEGRA.

1-   Quando e porque o termo Consciência Negra ganhou notoriedade no Brasil? Na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido.

2-   A luta contra o racismo é histórica no mundo, e no Brasil, a sociedade sustentou-se por meio de uma relação desigual entre pessoas por vários fatores. Relacione os principais elencados no texto: O gênero; a cor da pele, sexualidade e a condição econômica.

3-   De acordo com nosso autor, a quem é tradicionalmente reservado os espaços sociais de poder? São reservados a homens héteros, cisgênero, brancos e ricos.  

4-     Faça um X nas afirmativas que de acordo com o texto são verdadeiras:

___X_A Consciência Negra é um misto de conscientização da importância do preto na sociedade.

__X_ O movimento relacionado a Consciência Negra espera-se que as pessoas brancas repensem suas práticas

____ Para que as relações sociais evoluam, faz-se necessário colocar o europeu como centro de nossa cultura

__X__ Na nossa sociedade, o homem tem mais poder e privilégios que as mulheres.

__X__ o NEGRO no Brasil é tratado de forma desigual.

5-     No passado brasileiro, leis abolicionistas tiraram do NEGRO aos poucos o título de escravo, mas infelizmente, para milhares de pessoas pelo mundo a fora ele continuou sendo uma figura desqualificada em relação aos demais. Pesquise e descubra o que são as leis abolicionistas e quais foram essas:  As leis abolicionistas são como conhecemos a legislação que promovia a emancipação dos escravos de maneira gradual, elas foram aprovadas entre a Lei Eusébio de Queirós (1850) e a Lei Áurea (1888). As leis aprovadas nesse período foram a Lei dos Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885). Ambas foram resultado da movimentação dos abolicionistas, assim como da reação de escravocratas.