Data :06/11/2020
Olá
meninos!
Hoje
teremos uma revisão geral dos conteúdos que estudamos até aqui; façam a leitura com bastante atenção e em seguida copiar e responder as questões.
NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS. ELES SERVEM APENAS
PARA LEITURA
Leia o texto a seguir:
Construção da
identidade brasileira
Contribuiu
ainda para a existência da identidade nacional o fato de a língua portuguesa
ser comum a todo o território, apesar de suas particularidades regionais. A
língua seria então um elemento no conjunto de elementos culturais comuns
que são constitutivos da cultura nacional. O Brasil é conhecido por ser um país
multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da
construção da identidade nacional Brasileira, uma formação étnica que possui
como principais elementos o negro africano, o indígena nativo e o branco
europeu.
Porém,
durante o Primeiro Reinado e o Período Regencial, não houve grandes avanços na
construção da identidade nacional, a não ser a formação de forças repressivas
militares para garantir a ordem latifundiária e escravocrata em todo o
território nacional. Os conflitos separatistas provinciais das décadas de 1830
e 1840 eram um obstáculo à integralidade territorial e à coesão social do país
recém-independente.
A
forma com que esses conflitos foram reprimidos permite perceber que a violência
repressiva do Estado contra conflitos sociais que pretendiam alterar a ordem
vigente passou também a ser constitutiva da identidade nacional. A cultura da
violência estatal permeou desde o início a formação da identidade nacional.
Ainda
durante a Regência houve outros esforços nesse processo de construção
identitária. A criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em
1838 foi o primeiro passo na tentativa estatal de refletir sobre temas que
estariam relacionados à nação brasileira.
Anos
depois, no âmbito da Literatura, o surgimento do Romantismo
buscou também contribuir com a construção dessa identidade. As obras de José de
Alencar foram um exemplo de aliar a imagem da nação brasileira às suas belezas
naturais, como também a mitificação do indígena como componente principal da
nação brasileira. Esse trabalho literário e cultural buscava criar uma
interpretação genuinamente brasileira, afastada das influências estrangeiras.
Apesar
dessas tentativas de unificação de elementos culturais do que seria a
brasilidade, a grande extensão do território nacional e suas diferentes formas
de ocupação resultaram em uma diversidade de manifestações culturais regionais.
A Proclamação da República e o federalismo instituído na administração do Estado
espelharam um fortalecimento de movimentos culturais regionais, principalmente
os ligados à decadente aristocracia das regiões não afetadas pelo crescimento
econômico de início do século XX. Um exemplo foi o Manifesto Regionalista de
Gilberto Freyre, publicado em 1926.
Porém,
ao mesmo tempo, houve esforços para a criação de símbolos culturais nacionais,
como a mitificação da figura de Tiradentes como um herói libertador do Brasil.
O Movimento Modernista da década 1920 buscava também encontrar as raízes da sociedade
brasileira, afirmando o nacionalismo como um estágio para se chegar ao
universal. Para alcançar essa pretensão, Mário de Andrade realizou uma extensa
viagem pelo Brasil, pesquisando, compilando e estudando os elementos que faziam
parte da cultura brasileira.
Um
esforço nacional estatal para a difusão de uma cultura brasileira comum iria se
fortalecer após a Revolução de 1930. A chegada de Getúlio Vargas ao poder
representou um novo momento de centralização política, auxiliado pela criação
de instituições que pretendiam uniformizar práticas administrativas, como o
Ministério do Trabalho e a política de oferecimento de uma educação básica
comum. Neste último caso, a padronização dos currículos escolares buscava
veicular um conteúdo nacional via processo educativo institucional, levando
ainda a uma erradicação dos traços culturais das minorias étnicas que não eram
aceitos como componentes identitários.
Vargas
utilizou também os novos meios de comunicação, principalmente o rádio, para
difundir essa cultura nacional uniformizada. Passaram a ganhar contornos de
representação cultural nacional o samba, o futebol e pratos culinários. No
exterior, existiu também uma tentativa de criar uma imagem da cultura nacional,
da qual Carmem Miranda é a principal expressão.
Entre
as décadas de 1940 e 1960, a construção da identidade nacional passou a ser
realizada levando em consideração a luta contra o que era considerado uma
influência colonial, do que era vindo da Europa ou dos EUA. A partir da década
de 1960, com a ditadura militar e sua centralização autoritária e repressiva,
aliadas à difusão da televisão pelos domicílios, um novo momento de difusão de
elementos culturais foi conhecido. As telenovelas passaram também a auxiliar na
exposição de práticas sociais consideradas expoentes da brasilidade.
Só
que a partir desse período, a entrada cada vez maior do capital estrangeiro na
economia e a apresentação de um ideal de modo de vida cada vez mais próximo do
estadunidense influenciaram o processo contínuo de formação da identidade
nacional, momento ainda vivenciado no século XXI.
Disponível:<https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-identidade-nacao-brasileira.htm> acesso 08 de
setembro de 2020. [adaptado]
Atividades
1. Faça uma análise da imagem e do
texto a seguir e responda:
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 3ª ed.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
a) Você se identifica com a imagem acima?
b) O que a imagem quer dizer sobre a
identidade brasileira?
c) O que é identidade para você?
d) O que é “ser brasileiro”?
Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5469/o-que-e-ser-brasileiro-a-criacao-da-identidade-nacional-no-seculo-xix>
acesso 09 de setembro de 2020. [adaptada]
2. A construção da identidade
brasileira constituiu-se como um processo histórico, cultural e político desde
a Independência, em 1822. Sobre a Identidade Nacional Brasileira marque (V) Verdadeiro
e (F) Falso/Fake:
a) ( )Contribuiu ainda para a
existência da identidade nacional o fato de a língua portuguesa ser comum a
todo o território, apesar de suas particularidades regionais.
b) ( ) Durante o Primeiro Reinado e o
Período Regencial, não houve grandes avanços na construção da identidade
nacional a não ser a formação de forças repressivas militares para garantir a
ordem latifundiária e escravocrata em todo o território nacional.
c) ( ) A cultura da violência estatal
permeou desde o início a formação da identidade nacional.
d) ( ) No âmbito da Literatura, o surgimento
do Romantismo atrapalhou e vulgarizou bastante a construção dessa identidade
3. O Brasil é conhecido por ser
um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da construção
da identidade nacional Brasileira
a) (
) os imigrantes árabes, japoneses, italianos e alemães.
b) (
) imigrantes italianos, espanhóis e os imigrantes árabes.
c) (
) Astecas, imigrantes árabes e os imigrantes japoneses e italianos.
d) (
)os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os
africanos, povo que aqui foi escravizado.
Disponível:<https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-composicao-etnica-brasil.htm#questao-2> acesso 09 de setembro de 2020. [adaptada]