Data
:11/11/2020
"ATIVIDADE AVALIATIVA",
portanto é para ser feita no PORTFÓLIO E ME ENVIAR FOTOS.
Ola
meninos (as)!
Hoje
faremos uma pequena revisão. Copie a atividade, leia os trechos com atenção
para em seguida responder as questões:
ATIVIDADE 01
Leia o trecho a seguir. Depois marque com X:
“[...] de um lado o Estado caracterizado pelo
exercício acumulativo das diversas funções diretivas por parte das mesmas
pessoas e pela fragmentação do poder central em pequenos agregados sociais
[...].”
BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para
uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra. p. 114.
O trecho reproduz características do Estado
(A) ateniense. (B) moderno. (C) feudal. (D)
representativo. (E) absolutista.
ATIVIDADE 02 Leia
o texto a seguir.
“[...] a instituição social da monarquia chega a seu
maior poder na fase histórica em que uma nobreza em decadência já está obrigada
a competir de muitas maneiras com grupos burgueses em ascensão, sem que
qualquer um dos lados possa derrotar inapelavelmente o outro. A aceleração da
monetarização e da comercialização no século XVI deu aos grupos burgueses um
estímulo ainda maior e empurrou fortemente para trás o grosso da classe
guerreira, a velha nobreza. Ao fim das lutas sociais, nas quais essa violenta
transformação da sociedade encontrou expressão, crescera consideravelmente a
interdependência entre partes da nobreza e da burguesia.
” ELIAS,
Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, vol. II, p. 152.
O texto considera que o regime monárquico na Europa
moderna
(A) resulta da competição e da crescente
interdependência entre a nobreza e a burguesia. Assim, a monarquia se
equilibrava numa situação na qual nenhum dos grupos em luta poderia ainda
tornar-se vencedor.
(B) atinge sua força máxima com a ascensão e a
vitória dos grupos burgueses. Dessa forma, a monarquia pôde deixar de mediar as
lutas entre a nobreza e os camponeses, e passou a apoiar-se na burguesia.
(C) expressa a capacidade da nobreza vitoriosa para
financiar a estrutura política, e a da burguesia em fazê-la funcionar. De fato,
a força do regime foi maior onde as transformações econômicas foram mais
aceleradas.
(D) representa exclusivamente os interesses do
próprio monarca. Na verdade, o poder real pode afirmar-se no contexto da
vitória da burguesia sobre a velha nobreza guerreira, que tinha mantido o rei
como seu representante.
(E) resulta da aliança entre a nobreza e a alto
clero. Assim, a monarquia se equilibrava numa situação na qual nenhum dos
grupos em luta poderia ainda tornar-se vencedor.
ATIVIDADE 03
Leia, a seguir, um fragmento da obra de Norberto
Bobbio.
“[...] de um lado o Estado feudal, de outro lado o
Estado caracterizado pela progressiva concentração e pela simultânea (embora
progressiva) especialização das funções de governo [...].” BOBBIO, Norberto.
Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro:
Paz e Terra. p. 114 – adaptado.
Neste fragmento, Norberto Bobbio traduz
características do Estado
(A) feudal. (B)
teocrático. (C) progressivo. (D) moderno. (E) socialista.
Bons estudos !!