quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Disciplina:História 1º ano B Professora: Lêda Maria

 

Data :11/11/2020

 

"ATIVIDADE AVALIATIVA", portanto é para ser feita no PORTFÓLIO E ME ENVIAR FOTOS.

Ola meninos (as)!

Hoje faremos uma pequena revisão. Copie a atividade, leia os trechos com atenção para em seguida responder as questões:

 

ATIVIDADE 01

Leia o trecho a seguir. Depois marque com X:

“[...] de um lado o Estado caracterizado pelo exercício acumulativo das diversas funções diretivas por parte das mesmas pessoas e pela fragmentação do poder central em pequenos agregados sociais [...].”

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra. p. 114.

O trecho reproduz características do Estado

(A) ateniense. (B) moderno. (C) feudal. (D) representativo. (E) absolutista.

 

 ATIVIDADE 02     Leia o texto a seguir.

“[...] a instituição social da monarquia chega a seu maior poder na fase histórica em que uma nobreza em decadência já está obrigada a competir de muitas maneiras com grupos burgueses em ascensão, sem que qualquer um dos lados possa derrotar inapelavelmente o outro. A aceleração da monetarização e da comercialização no século XVI deu aos grupos burgueses um estímulo ainda maior e empurrou fortemente para trás o grosso da classe guerreira, a velha nobreza. Ao fim das lutas sociais, nas quais essa violenta transformação da sociedade encontrou expressão, crescera consideravelmente a interdependência entre partes da nobreza e da burguesia. ”                   ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, vol. II, p. 152.

O texto considera que o regime monárquico na Europa moderna

(A) resulta da competição e da crescente interdependência entre a nobreza e a burguesia. Assim, a monarquia se equilibrava numa situação na qual nenhum dos grupos em luta poderia ainda tornar-se vencedor.

(B) atinge sua força máxima com a ascensão e a vitória dos grupos burgueses. Dessa forma, a monarquia pôde deixar de mediar as lutas entre a nobreza e os camponeses, e passou a apoiar-se na burguesia.

(C) expressa a capacidade da nobreza vitoriosa para financiar a estrutura política, e a da burguesia em fazê-la funcionar. De fato, a força do regime foi maior onde as transformações econômicas foram mais aceleradas.

(D) representa exclusivamente os interesses do próprio monarca. Na verdade, o poder real pode afirmar-se no contexto da vitória da burguesia sobre a velha nobreza guerreira, que tinha mantido o rei como seu representante.

(E) resulta da aliança entre a nobreza e a alto clero. Assim, a monarquia se equilibrava numa situação na qual nenhum dos grupos em luta poderia ainda tornar-se vencedor.

ATIVIDADE 03

Leia, a seguir, um fragmento da obra de Norberto Bobbio.

“[...] de um lado o Estado feudal, de outro lado o Estado caracterizado pela progressiva concentração e pela simultânea (embora progressiva) especialização das funções de governo [...].” BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra. p. 114 – adaptado.

Neste fragmento, Norberto Bobbio traduz características do Estado

(A) feudal.   (B) teocrático.  (C) progressivo.  (D) moderno. (E) socialista.


                                                             Bons estudos !!