quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Disciplina:História 1º ano B Professora: Lêda Maria

 

Data :04/11/2020 

Olá meninos, faremos hoje a correção da atividade avaliativa da última aula.Não deixe de conferir suas respostas.

1-      Como ficou marcado o século XVI? O que o processo provocou?

 

O século 16 teve como uma de suas manifestações mais profundas o processo de reformas religiosas, responsável por quebrar o monopólio exercido pela Igreja Católica na Europa e pelo advento de uma série de novas religiões que, embora cristãs, fugiam aos dogmas e ao poder imposto por Roma, as chamadas religiões protestantes.

2-      Qual foi o efeito do renascimento sobre as reformas religiosas?

 

Também não se pode deixar de lado a influência do Renascimento Cultural, no sentido de romper com o monopólio cultural exercido pela Igreja Católica na Idade Média. O Renascimento teve o efeito de possibilitar a aceitação de conceitos e de visões de mundo diferentes daqueles impostos pela Igreja Católica, ao quebrar o quase monopólio intelectual que a Igreja exercia na Idade Média.

 

3-      Fale sobre o contexto que a igreja passou a exercer a partir da idade média.

 

Ao mesmo tempo, há que se levar em conta o desvirtuamento da Igreja e sua incapacidade de dar resposta aos anseios espirituais dos fiéis. Essa questão tem origem no papel que a Igreja passou a ocupar a partir da Idade Média. O fato de ser ela a principal possuidora de terras na Europa, bem como a instituição mais poderosa politicamente, colocava-a ao lado da nobreza como uma instituição beneficiária da estrutura feudal e, também, responsável por sua manutenção.