quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Disciplina: História 9º ano B Professora: Lêda Maria

 

Data :04/11/2020

 

Olá meninos, faremos hoje a correção da atividade avaliativa da última aula.Não deixe de conferir suas respostas.

Atividade do livro didático  da pág. 266 de nº 1,2,6,8 e 9. 


 

1- Os direitos individuais foram suprimidos e a liberdade de expressão foi combatida pelo governo. A imprensa foi censurada , com o intuito de que a sociedade não tomasse conhecimento dos crimes do regime militar como a perseguição a estudantes, intelectuais, políticos de esquerda, entre outros.

2- A censura proibia a divulgação de obras que contivessem conteúdos considerados subversivos e que colocassem em risco a "segurança  nacional".

6-A resistência armada foi uma forma de reação a violência do Regime Militar. Os guerrilheiros começaram a se organizar num contexto de endurecimento de regime durante o governo do presidente Médici, entre 1969 e 1974, um momento caracterizado pela violenta repressão aos seus opositores, pela forte censura aos meios de comunicação e pelo rígido controle da sociedade.

8- A abertura política começou em meados dos anos de 1970, durante o governo do general Ernesto Geisel. A abertura deveria ser "lenta, gradual e segura" com a censura e a repressão política diminuída da forma moderada , além dos reestabelecimentos dos diálogos e negociações com os oposicionistas do regime. No entanto a abertura teve diversos momentos de endurecimento e retrocesso, pois a ala milita conhecida como "linha dura" comandava os aparelhos repressivos do regime.

9 -Para os defensores do Regime Militar, a palavra golpe não é correta, pois a ação dos militares seria justificada pela necessidade de combater a ameaça de uma ditadura comunista no Brasil.