Olá pessoal. Como estão?
Hoje iniciaremos o gênero Cartum/Charge. Para isso, LEIAM a síntese abaixo e assistam ao vídeo para melhor compreensão.
LINK do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u06qruRboGk
Gênero textual: Cartum e Charge
Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor.
Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
Por meio do cartum, o veículo expõe a opinião, e ponto de vista em um desenho que pode, ou não, ser acompanhado de legenda. Também pode ser considerado uma forma de levar ao público leitor, de maneira diferenciada e rápida, o debate sobre os mais variados temas da atualidade.
Características
- Gênero textual constituído de linguagem não-verbal;
- Sátira;
- Humor;
- Ironia;
- Cômico;
- Flexibilidade;
- Associação da linguagem verbal ao desenho expressivo;
- Imagens atemporais;
- Entrelaça palavras, imagens e sentido.
A charge é um elemento narrativo do jornalismo que, como o cartum, se utiliza da imagem. É apresentada em um único quadro e representa uma crítica social e política carregada de humor e ironia.
A expressão charge, vem do francês charger, e significa carga, exagero ou ataque violento. Em geral, as charges são apresentadas como a posição editorial do jornal.
Diferença entre Cartum e Charge
Embora se utilizem da imagem aliada à escrita como recurso gráfico, cartum e charge são diferentes e aplicados, também, de maneira diferenciada.
Enquanto o cartum é associado a fatos e textos atemporais, a charge demonstra um fato da atualidade.
O cartum não retrata uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade. Já a charge é originária de uma notícia e revela ao leitor a posição editorial do veículo se utilizando de alertas à polícia e sociedade.