segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Aula de Português 9º ano A

 Olá pessoal.

Hoje faremos a CORREÇÃO das duas últimas postagens. Para isso, analisem as questões e façam as adequações necessárias. OBS: a correção está destacada na cor vermelha.

CORREÇÃO DO DIA 09/11.

1. O narrador deste texto é 

    

a) (   ) Sherlock Holmes.                          b) (   ) O Tio Clarimundo.

c) (   ) A Noca                                          d) (  X ) O Sobrinho do tio Clarimundo      

 

 

2. Releia o seguinte trecho do texto:

 

“– Mas se trata dum caso tão insignificante – protestou mamãe.

– Insignificante? Esse enigma está nos pondo malucos.”  

A que caso se referem eles?


a) (   ) À injusta reforma precoce de Sherlock Holmes.

b) ( X ) Ao desaparecimento das galinhas do galinheiro.

c) (   ) Ao desaparecimento do mordomo da família.

d) (   ) Ao desaparecimento do caderno de anotações do detetive.


 3. Porque razão afirma o narrador que aquele era um “enigma enigmático?”

O narrador considerava este enigma muito enigmático porque não encontrava explicação para o sumiço das galinhas já que não havia muro para saltar, nem grades para pular. E na casa só morava o sobrinho, os pais, tio Clarimundo e Noca, a velha empregada. Ninguém era suspeito até o momento.

CORREÇÃO DO DIA 12/11.

4. Ordene as frases de 1 a 5, conforme a narrativa foi se desenrolando no texto, formando um pequeno resumo:

 

a) (  3 ) Mesmo com Sherlock na casa, e fazendo questão de dormir na “cena do crime”, as galinhas continuavam a desaparecer do galinheiro.

b) (  2 ) Sherlock Holmes começa a sua investigação pelo quintal da casa, examinando concentradamente todas as pistas que encontrava.

c) (  1 ) O Tio Clarimundo contrata Sherlock Holmes para solucionar o enigma do galinheiro.

d) (  5 ) Noca confessou ser a culpada pelo desaparecimento das galinhas, justificando que as roubava para doá-las às famílias pobres de uma favela.

e) (  4 ) Quando restava apenas uma galinha no galinheiro, Sherlock decide chorar em frente a todos, como parte da sua estratégia para solucionar o caso.

 

5. Observe o trecho do texto: “Não sei se foi escrito “O incrível enigma do galinheiro”. Se foi, pobres leitores. Na verdade eu que roubava as galinhas para dar aos favelados. Inclusive quando o detetive dormia no galinheiro. Noca sabia disso e assumiu a culpa em meu lugar. Elementar, Mister Sherlock Holmes.”

Marque a alternativa que melhor completa a frase:  Ao escrever “pobres leitores”, o narrador

 

 a) (   ) lamenta o fato de Sherlock Holmes, já aposentado e um tanto esquecido na cidade onde mora, não ter sido capaz de solucionar o “incrível enigma do galinheiro”.

 b) (  X ) lamenta que, caso o livro “O incrível enigma do galinheiro” tenha sido publicado, o leitor não tenha ficado a saber que quem tirava as galinhas do galinheiro era o próprio narrador.

 c) (   ) lamenta que, caso o livro “O incrível enigma do galinheiro” tenha sido publicado, o leitor não tenha ficado a saber que quem roubava as galinhas do galinheiro era o próprio tio Clarimundo.

 d) (   ) lamenta que, caso o livro “O incrível enigma do galinheiro” tenha sido publicado, o leitor não tenha ficado a saber que Noca era a verdadeira culpada.