quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Aula de artes 7° Ano A

 

Aula de artes 7° Ano A

Data-05/11/20

Bom dia, meninos (as)!  Esperamos que estejam todos bem!

 

 Na aula de hoje continuando a estudar sobre jogos e brincadeiras de crianças como a brincadeira da amarelinha etc.

 

  Jogos danças brincadeiras antigas.

Origem da brincadeira de amarelinha.

Origem da amarelinha

Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos, já que gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno. [2]

Porém, as primeiras referências ao jogo de que se tem registro confirmado datam do século 17. No manuscrito Book of Games (“Livro de jogos”, em português), compilado entre os anos de 1635 e 1672, o estudioso inglês Francis Willughby já descrevia a brincadeira em que crianças pulavam sobre linhas no chão no percurso que simbolizava a trajetória do homem através da vida.[3]

 

Atividade:

 

1)    – Qual a origem da brincadeira de amarelinha?

 

Conclusão da nossa atividade: essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual para que o aluno tenha uma fonte de pesquisa presente, e que nas próximas aula possa entender melhor sobre os jogos ou brincadeira da amarelinha.

 

Obs. Importante depois de estudar e copiar sobre práticas e produções artísticas deixar em seu caderno o registro, não se esquecendo da data e série e nome,

Boa aula! Jovens!

 Professor: Fabio Venâncio de Oliveira!!