OLÁ PESSOAL!! ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM E CUIDANDO PARA QUE NEM VOCÊ NEM SUA FAMÍLIA FIQUEM DOENTE! AO SAIR DE CASA NÃO ESQUEÇA A MÁSCARA.
Daremos continuidade na aula de hoje falando sobre os MEIOS DE PRODUÇÃO.
CORRIGINDO A ATIVIDADE DA AULA ANTERIOR: (Após corrigir faça a leitura e procure compreender o que você leu).
A) Designa uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana, nele, os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, ou seja, de todos. Não existia ainda a ideia da propriedade privada dos meios de produção, nem havia a oposição proprietários x não proprietários, baseadas na propriedade coletiva dos meios de produção, a terra em primeiro lugar, e ainda não havia a presença do Estado.
B) Nessa os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, um objeto, assim como um animal ou uma ferramenta. As relações de produção eram relações de domínio e de sujeição: senhores x escravos. Um pequeno número de senhores explorava a massa de escravos, que não tinham nenhum direito. Os senhores eram proprietários da força de trabalho (os escravos), dos meios de produção (terras, gado, minas, instrumentos de produção) e do produto de trabalho.
C) O modo de produção asiático predominou no Egito, na China, na Índia e também na África do século passado. Esses são os fatores que a determinam:
- A propriedade de terra pelos nobres;
- O alto custo de manutenção dos setores improdutivos;
- A rebelião dos escravos.