quarta-feira, 28 de outubro de 2020

HISTÓRIA 9º ANO A PROF. VALMIR XAVIER

OLÁ MENINOS BOM DIA!! ESSA É A  TURMA COM UM DOS MELHOERES ÍDICES DE APROVEITAMENTO EM RELAÇÃO A ENTREGA DE ATIVIDADES. CONTINUEM ASSIM! É DESSE JEITO QUE NOSSO ANO LETIVO TERÁ BONS RESULTADOS. 

VAMOS HOJE CORRIGIR E EM SEGUIDA ENVIAR A FOTO DA ATIVIDADE NO CADERNO-PORTFÓLIO.

1-R Foi uma disputa ideológica, política e econômica por áreas de influencia entre o governo capitalista dos EUA e o governo socialista da URSS. Essa disputa ficou conhecida como Guerra Fria, porque as duas grandes potencias mundiais não chegaram a se enfrentar diretamente, apesar de fornecer ajuda militar aos países com os quais se aliaram.

2- A Alemanha foi dividida em quatro partes, cada uma a um país vencedor da guerra. Inglaterra, França, EUA e URSS, no final da década de 1940, os países capitalistas se uniram e formaram a República Federal Alemã (RFA) também conhecida como Alemanha Ocidental, com capital em Bonn. O lado Oriental por sua vez ficou vinculado a URSS. Nessa região foi formada a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental com capital em Berlim. A cidade de Berlim foi dividida em duas áreas de influencia, assim como a Alemanha, um lado socialista e outro capitalista. Em 1961 teve início a construção de um grande muro que dividia a cidade, O MURO DE BERLIM, e serviria para impedir as pessoas de passarem do lado socialista para o lado capitalista e vice-versa. Esse muro era vigiado o tempo todo, e existiu por 28 anos sendo ele um dos símbolos da Guerra Fria. 

3- O capitalismo e o socialismo são sistemas políticos econômicos contrastantes entre si, ambos com características específicas e contraditórias se comparamos suas teorias e suas práticas efetivas, em relação ao sistema capitalista embora sua proposta se constitua na produção de riquezas, elas não foram distribuídas de forma igualitária. Por isso, nos países capitalistas geralmente há grandes desigualdades sociais. Em relação ao sistema socialista, também ocorreu uma desigual distribuição de mercadorias e benefícios do Estado nos lugares em que foi implantado. Isso ocorreu entre outros motivos por causa de uma burocracia  privilegiada que se apropriou do poder político e econômico.

4- Propaganda ideológica foi um mecanismo utilizado para exaltar a imagem dos sistemas capitalistas e socialistas. Nos EUA, o governo buscava evidenciar o progresso e a liberdade, supostamente conquistado pelo sistema capitalista através de desenhos, cartazes e filmes. Na União Soviética o igualitarismo e a justiça social era evidenciados como conquista do socialismo, se assemelhando aos Estados Unidos na propaganda do sistema. Tanto os EUA como  URSS se utilizavam de insultos e ironias para desqualificar seu oponente.

5- A expressão "Terceiro Mundo" surgiu em 1955 quando governantes de 29 países se reuniram na conferencia de Bandung, e deram início ao movimento que ficou conhecido como Movimento dos Países não Alinhados. Esses países rejeitaram a ideia de divisão do planeta em dois blocos ideológicos, o capitalista e o outro socialista, enfatizando que o mundo estaria dividido entre países ricos e países pobres.

6-Durante a Guerra Fria os EUA e a URSS, investiram também no desenvolvimento de tecnologia espacial. Esse investimento era estratégico, pois os foguetes utilizados nos lançamentos de espaçonaves e satélites, podiam ser utilizados também para o lançamento de misseis nucleares de longo alcance. Além disso, os satélites colocados na órbita terrestre, poderiam servir para monitoração e controle do que acontecia na mais diversas regiões do planeta.

7- Revolução cultural foi uma grande campanha de reeducação da população chinesa organizada por Mao Tsé-Tung a partir de 1966. Suas principais propostas eram: modificação dos costumes tradicionais chineses, fim das influencias capitalistas no país, combate aos burocratas, mudanças no ensino e união do trabalho manual ao intelectual.

8- Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a independência da Indochina, o Vietnã foi dividido em dois países: o Vietnã do Norte comandado pelos comunistas, e o Vietnã do Sul que adotou o sistema capitalista e contava com o apoio dos Estados Unidos.. Teve inicio então uma luta pela unificação do Vietnã, movida pelos vietcongs, nome dado aos revolucionários comunistas, tanto do Norte como do Sul, que eram liderados por HO CHI MINH. O governo dos EUA por sua vez temia que o Vietnã fosse unificado por um regime comunista, ampliando assim a área de influencia da URSS. Por isso os EUA envolveram se diretamente no conflito, enviando mais de 500 mil soldados estadunidenses para os campos de batalha no Vietnã, além de uma grande quantidade de armamentos.

9- A contracultura foi uma série de movimentos de contestação promovidos por grupos de jovens de classe média urbana de países capitalistas que criticavam a cultura ocidental tradicional. Alguns exemplos são: pop art, movimento beatnik, movimento hippie.