Olá pessoal!
Hoje a atividade é AVALIATIVA, portanto deve ser feita no PORTFÓLIO e depois de prontas, devem me enviar fotos, no meu whatsApp (94541513).
Primeiro vocês devem fazer a leitura do texto abaixo, depois copiar e responder as atividades propostas abaixo.
ESTUDAR NÃO É FUTEBOL, MAS TEM TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS.
Apresentando algumas técnicas e estratégias de estudo:
Técnicas de Leitura e análise
• COMPREENSÃO: Compreender o que se ler é um fator imprescindível e determinante no rendimento do estudante. Quando a leitura é compreendida, se cria a concepção dos conceitos principais e secundários do texto. Ao mesmo tempo, o estudante se torna capaz de distinguir as ideias explícitas e implícitas contidas nele. Objetivos Gerais Roteiro Atividade: Mantendo o foco Objetivo Desenvolvimento. A leitura pode ser feita quantas vezes o estudante achar necessário. Para verificar se conseguiu compreender efetivamente o texto, o estudante pode responder perguntas em relação ao mesmo ou tentar redigir a ideia central com suas próprias palavras.
• RETENÇÃO: O processo de retenção envolve tudo que se consegue absorver e armazenar através da leitura. É o que o estudante consegue guardar, lembrar em situações relacionadas aquilo que leu, associar a outro conteúdo já existente em sua memória. O ato de reter está estritamente interconectado ao aprender: Só se retém o que se aprende.
• ANOTAÇÕES: Para garantir um bom entendimento daquilo que se está lendo, é preciso utilizar-se das diversas técnicas de análise existentes, como: sublinhar, resumir, anotar à margem, etc. Todas essas técnicas ajudarão a compreender e a aplicar o conteúdo, além de construírem o conhecimento. A técnica de anotar à margem dos textos possibilita ao estudante voltar a atenção para aquilo que julga relevante. Escrever palavras chaves, comentários, figura, desenho, sinais (exclamação, interrogação) e outros da criatividade do estudante são válidos para assinalar suas considerações.
• SUBLINHADO: Técnica de análise de texto, que consiste em grifar as ideias importantes de maneira que volte a atenção à parte destacada numa posterior releitura. Objetiva dividir as partes do texto em graus de relevância distintos. Pois não se devem sublinhar frases ou linhas inteiras, apenas os dados importantes e as palavras-chave.
ATIVIDADES
1-Qual das técnicas apresentadas no texto, você se identifica melhor? Justifique sua resposta.
2- Agora faça um exemplo da técnica escolhida por você.
Boa aula e não se esqueçam de me mandar a atividade, hoje até as 18:00 h.