segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Ed. fisica 9 A e B

 

Aula de ed. física 9° Ano A e B

Data-05/10/20

Bom dia, meninos (as)!  Esperamos que estejam todos bem!

 

 Na aula de hoje vamos estudar regras da ginastica geral.

 

  Regras da ginastica geral

 

As disputas de ginástica podem acontecer em oito provas diferentes: salto sobre cavalo, cavalo com alças, argolas, barra fixa, barras paralelas, trave, barras assimétricas e solo. Em tese, a pontuação máxima é 10, mas a nota de dificuldade é praticamente inviável de ser atingida na prática, já que não é possível para o atleta fazer todos os movimentos predeterminados em apenas uma apresentação.

A nota “A” é dada por dois juízes. Já a nota “B” é concedida por seis juízes, que partem de notas 10 e vão descontando pontos a cada erro de execução dos movimentos. A maior e a melhor nota são descartadas. Em todos os aparelhos, a avaliação final é feita pela média de pontos de cada participante.

Conheça como funciona cada uma das provas:

Salto sobre cavalo: é disputado por homens e mulheres. Nele, os atletas correm por uma pista, pulam em um trampolim, apoiam-se no cavalo (aparelho da ginástica) e fazem movimentos no ar antes de tocarem o chão no outro lado do equipamento. O atleta deve avisar qual salto irá realizar antes de executá-lo, para que seja estabelecido o valor de partida da nota “A”. Cavalo com alças: somente disputada por homens. Nela, os ginastas devem tocar apenas nas alças do equipamento (que precisam ser paralelas e estar fixadas verticalmente na superfície do aparelho) com as mãos, sem tocar no cavalo, fazendo movimentos circulares com o corpo.

Argolas: também disputada apenas entre os homens. É considerada a prova masculina mais difícil, pois o atleta é obrigado a ficar pelo menos dois segundos em posição vertical ou horizontal ao solo, e as argolas não podem se mexer durante a apresentação. Como elas ficam ao alcance das mãos dos ginastas, não há nenhum tipo de equipamento que os auxilie a iniciar o exercício.

Barra fixa: mais uma prova disputada somente na categoria masculina. Nela, o ginasta tem de se movimentar segurando uma barra fixa, não podendo ficar parado durante a apresentação, sob o risco de ser penalizado com a perda de pontos.

Barras paralelas: disputada somente por homens. Nela, o ginasta deve se apoiar em duas barras paralelas, mas só pode realizar movimentos com uma das mãos tocando as barras.

Trave: disputada somente por mulheres. É considerada a prova feminina mais complicada. Nela, as ginastas ficam em pé e têm de andar sobre uma barra mais larga, devendo executar movimentos sem cair da mesma.

Barras assimétricas: duas barras são posicionadas de forma paralela, e a ginasta deve se movimentar entre elas. Elas iniciam a execução das acrobacias com um salto no trampolim e terminam com um salto no colchão. Toda a performance é avaliada.

Solo: disputada por homens e mulheres. Os homens realizam movimentos sem acompanhamento musical em um intervalo de tempo que varia entre 50 e 70 segundos. Já a apresentação feminina, cuja duração vai de 70 a 90 segundos, acontece com uma música de fundo (explicações mais detalhadas sobre os tipos de salto executados em cada prova da ginástica artística podem ser encontradas no item Táticas). A forma de pontuação da ginástica é complicada. As apresentações recebem sempre dois tipos de nota. A nota “A” se refere à dificuldade dos movimentos exercidos pelos atletas, enquanto a “B” avalia

 

 

 

Atividade:

 

1) – Como funciona a prova de barra fixa?

2) –Como funciona a prova de solo?

 

Conclusão da nossa atividade: essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual para que o aluno tenha uma fonte de pesquisa presente, e que nas próximas aula possa entender melhor as regras da ginastica geral.

 

Obs. Importante depois de estudar e copiar sobre as características básicas de lutas no Brasil, deixar em seu caderno o registro, não se esquecendo da data e série e nome.

Boa aula! jovens!

 Professor: Fabio Venâncio de Oliveira!!