Hoje daremos continuação a atividade sobre Carta de Solicitação. Para isso, RELEIAM o texto e COPIEM E RESPONDAM as questões a seguir.
RELEIA:
Goiânia,
25 de abril de 2019.
Cara Márcia Lopes,
Sabemos que você é a pessoa responsável pela compra de
material pedagógico da escola e, por isso, escrevemos esta carta, pois estamos
precisando da sua ajuda.
Como você sabe, as classes têm uma pequena biblioteca nas
salas de aula. Os livros, em geral, ficam nas “casinhas” desocupadas pelas
pastas ou nas prateleiras que ficam na parte alta do armário.
Nós não estamos usando as “casinhas” porque temos apenas
duas vagas, o que não permite acomodar todos os livros nem possibilita uma boa
classificação deles.
Os livros, portanto, estão nas prateleiras. Nesse lugar,
a organização não se mantém porque eles não param em pé, o que torna muito
difícil a localização do volume que procuramos.
Outro problema devido ao fato de caírem na prateleira é a
quantidade de estragos que nossos livros estão sofrendo: amassos e rasgos.
Para solucionarmos esses problemas, solicitamos a
aquisição de sete caixinhas como as da biblioteca, esses problemas
estariam resolvidos e nós iríamos aproveitar melhor nossa pequena biblioteca.
Desde já agradecemos sua atenção,
Alunos
do 7ª B
ATIVIDADE
7. Assinale a alternativa que apresenta uma
despedida INADEQUADA a uma carta de solicitação:
a) ( ) Atenciosamente.
b) ( ) Cordialmente.
c) ( ) Beijos.
d) ( ) Desde já, obrigada (o).
8.
Observe a linguagem empregada no
texto:
a) Que
variedade linguística predomina: formal
ou informal?
b) Esse
tipo de linguagem é comum nas cartas argumentativas? Justifique sua resposta.
9. Qual a finalidade de uma
carta de solicitação?