segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Disciplina:História 2º ano B Professora: Lêda Maria

 

Data :28/09/2020

Olá meninos!
Hoje faremos a CORREÇÃO da atividade anterior. Portanto, analisem as questões e façam as adequações necessárias.


1-Quais foram às principais revoluções que ocorreram na Europa durante o século XIX?

Revolução de 1820: Revolução do Porto (Portugal), Revolução de Cádis, Independência da Grécia. Revolução de 1830: Início do Processo de unificação italiana, Independência da Bélgica, Franceses derrubam Carlos X, Manifestações contra D. Pedro I no Brasil. Revolução de 1848 (Primavera dos Povos): Derrubada de Felipe de Orleans na França, início do processo de unificação da Alemanha, além disso tem o surgimento do capitalismo em meio a revolução

 

2-Fale sobre o nacionalismo:

O nacionalismo está muito ligado ao liberalismo. O nacionalismo pode ser também um princípio liberal , por exemplo, como foi a derrubada de um governo absolutista, que a sociedade que não tinha direito aos privilégios se une. A ideia de nação é uma ideia de pertencimento, então, um Estado nem sempre é uma nação.

3-Fale sobre o comunismo e a sua abordagem em relação ao estado:

O comunismo, que é visto como uma instituição que serve para garantir a propriedade privada e as diferenças sociais.

 

4- Fale sobre o processo de  independência na América e suas influências.

Foi no início do século XIX que o Brasil, por exemplo, lutou de alguma maneira por sua independência, já que a crença da elite brasileira que apoiou a independência possuía uma expectativa liberal. Na América espanhola os criollos lutaram também pela independência e estavam preocupados em acabar com as restrições mercantilistas. Isso demonstra o momento revolucionário do século XIX e o reflexo do liberalismo na América.

 

5-O que século XIX significou para o mundo?

Com a Revolução Francesa, no século XVIII houve a transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, com o fim do absolutismo e o início do iluminismo. Além disso, o princípio liberal inglês criticava veementemente o absolutismo, o clericalismo e deu ensejo para muitos movimentos que viriam a acontecer. Após esse cenário surge a figura de Napoleão numa tentativa de dar cabo à instabilidade política e financeira da França. Napoleão Bonaparte expande sua influência por toda a Europa, propagando as ideias liberais. O liberalismo floresce e movimenta então uma série de movimentos no mundo no século XIX.


                                                                               Bons estudos !!